Aprofir MT apresenta estudo de segurança hídrica e sustentabilidade do polo agrícola do Centro-Sul de MT
Na manhã desta quarta-feira (09), a Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir MT), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), realizou uma palestra no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), para a apresentação de estudo de segurança hídrica e sustentabilidade do polo agrícola do Centro-Sul de Mato Grosso. O evento contou com a participação de produtores, representantes de órgão públicos e associações ligadas ao agro e políticos convidados.
O presidente da Aprofir, Otávio Palmeira explica que o trabalho de pesquisa realizado em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa, tem como objetivo fornecer subsídios por meio de informações e dados concretos sobre a potencialidades hídricas superficiais e subterrâneas no polo Centro-Sul, e desta forma facilitar para o produtor no momento de acessar os órgãos públicos fiscalizatórios e de aprovação. “Nós sabemos as dificuldades do setor em se ter outorgas e em obter licenciamentos, mas prevemos que com este estudo, que é semelhante com o realizado por esta equipe no Oeste do estado da Bahia, conseguiremos oferecer embasamento técnico e científico para que sejam dadas condições de outorgas e assim aumentarmos o potencial de nossa agricultura por meio da irrigação”, disse.
O vice-presidente da Famato Marcos da Rosa, anfitrião do evento, classificou a iniciativa da Aprofir e UFV-MG como uma das mais louváveis em prol da agricultura dos últimos tempos. “Nós como produtores implementamos a fertilidade no solo de Mato Grosso, então mostramos que é possível produzir. Hoje nós não temos a segurança total da produção, pois temos um ano que chove muito e em outros temos uma seca, e aí entra a irrigação, com certeza a utilização do subsolo e de todo o potencial de irrigação de Mato Grosso vai garantir a produção do estado, diminuindo as quebras e trazendo a segurança econômica do produtor rural”, destacou.
Um dos coordenadores do estudo que está em curso no polo agrícola do Centro-Sul de MT, em Primavera do Leste, o professor da UFV Everardo Mantovani destaca que ao final do projeto, o Estado poderá desenvolver ações para que a agricultura irrigável cresça de forma sustentável no polo em questão. “O estudo que propomos é conhecer de forma integrada as informações do polo de irrigação do Centro-Sul de Mato Grosso, centrada em Primavera do Leste, pois é uma região que tem uma agricultura irrigada importante e o crescimento deste setor na região depende do conhecimento das áreas de disponibilidade hídrica. A sociedade está muito preocupada com a água em si e o uso dela, e a falta de informação pode levar para o achismo e o emocional”, finalizou.
Nesta quinta-feira (10), a segunda palestra sobre o tema será realizada em Primavera do Leste na sede da UNICOTTON, no Distrito Industrial, também com início marcado para às 8 horas da manhã.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli