Na última reunião do semestre, FPA entrega a aprovação de recursos para o Plano Safra e equalização de juros
O setor agropecuário obteve duas importantes vitórias, nesta terça-feira (12), com a aprovação dos Projetos de Lei do Congresso Nacional nº 14 e nº 18 para suplementação de despesas discricionárias, dentre as quais inclui a ação de Concessão de Subvenção Econômica ao Prêmio do Seguro Rural e R$ 1,2 bilhão em recursos para equalização de juros do Plano-safra 2022/2023, respectivamente.
Na reunião da última terça-feira (5), o deputado Sérgio Souza (MDB-PR) já alertava para a necessidade da aprovação dos PLN’s 14 e 18, como garantia para o sucesso ainda maior do agro brasileiro. “O esforço em torno do Plano Safra foi excepcional, ainda assim, as aprovações fazem parte para que se coloque em prática todo o Programa com a excelência que se espera”, disse à época.
Após as conquistas na sessão do Congresso Nacional, o presidente da FPA acrescentou que “foi aprovado o que faltava”. “Vai à sanção e após isso, vai ao Ministério da Economia. Se colocarmos uma semana para análise de vetos, depois é apenas implementar. Com a minha experiência, entendo que uma janela de 15 dias será suficiente para tudo estar resolvido”.
O senador Eduardo Gomes (PL-TO), líder do Governo no Congresso, defendeu a aprovação dos PLN’s 14 e 18. “São aprovações que adaptam as regras para abertura de créditos suplementares com o objetivo de recompor despesas de pessoal e encargos sociais”.
A deputada Aline Sleutjes (PROS-PR) destacou a importância dos parlamentares pressionarem para que votassem os PLN’s. “A aprovação é fundamental para o setor. Com elas, conseguiremos fazer andar o Plano Safra e continuar o desenvolvimento do agro.”
Pautas do Senado avançam
Dois projetos prioritários da FPA devem ser deliberados ainda nesta semana. Pesticidas (PL 1459/22) e autocontrole (1293/21) aguardam votação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e no Plenário do Senado Federal, respectivamente. A expectativa é que as propostas sejam analisadas ainda nesta semana.
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da CRA, esteve presente à reunião desta terça-feira. Ele destacou que quer zerar a pauta da comissão. “O autocontrole já passou na comissão e fizemos um trabalho interessante para aprovação. Era terminativo e a oposição levou para o Plenário. Por lá, tem 36 emendas para serem discutidas. Falaremos com o presidente para que possamos votar até amanhã. O autocontrole é muito importante para o país e para a ampliação da produção.”
Sobre pesticidas, o senador afirma que “foram feitos acordos com a oposição para fazermos audiências públicas. Debatemos, lemos o relatório e foi dado vistas coletivas para que os senadores pudessem ter acesso ao conteúdo da matéria. Na próxima quinta-feira vamos colocar em votação. Não é só com esse projeto, na Comissão nenhum projeto vai ficar engavetado, vamos votar todos,” disse Gurgacz.
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR), enfatizou que a meta da bancada é no sentido da redução do custo de produção. “Temos projetos que otimizam o setor, um deles é o projeto do autocontrole que é extremamente importante porque dá celeridade sem perder qualidade. E outro é de pesticidas. O projeto nasceu no Senado e já foi debatido por lá. Na Câmara foram 20 anos de debate e essa proposta vai nos dar segurança jurídica e alimento mais seguro,” explicou.
O deputado Pedro Lupion (PP-PR) alertou a importância de aprovar a proposta que trata do autocontrole ainda antes do recesso. “A sociedade e principalmente o mundo produtivo precisam da aprovação do autocontrole e só temos esta semana antes do recesso. É óbvio que existe resistência da oposição, uma oposição equivocada em relação ao objetivo final do projeto que é basicamente desburocratizar e ampliar o acesso do Brasil a produtos mais modernos já utilizados por países competidores.”
A reuniões da FPA retornam na primeira semana de agosto, quando termina o recesso parlamentar.
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano