Turquia diz que primeiro navio com grãos ucranianos está a caminho de chegada segura

Publicado em 02/08/2022 13:17

Logotipo Reuters

Por Can Sezer e Orhan Coskun

ISTAMBUL (Reuters) - O primeiro navio transportando grãos ucranianos para os mercados mundiais desde que a invasão da Rússia bloqueou as exportações há mais de cinco meses está a caminho de chegar com segurança a Istambul na noite de terça-feira, disse a Turquia, em meio a temores ucranianos de que ainda possa se deparar com problemas.

A partida do navio na segunda-feira do porto ucraniano de Odessa para o Líbano via Turquia sob um acordo de passagem segura aumentou as esperanças de outras saídas que poderiam ajudar a aliviar uma crescente crise alimentar global.

A Turquia espera que cerca de um navio de grãos deixe os portos ucranianos a cada dia, desde que o acordo de passagem segura esteja válido, disse nesta terça-feira uma autoridade turca graduada, que pediu para permanecer anônima.

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou para o risco de fome em diversos locais este ano por causa da guerra na Ucrânia.

A viagem de segunda-feira foi possível depois que a Turquia e a ONU intermediaram um acordo de exportação de grãos e fertilizantes entre a Rússia e a Ucrânia no mês passado --um raro avanço diplomático em um conflito que se tornou uma guerra de desgaste prolongada desde que as tropas russas cruzaram a fronteira em 24 de fevereiro.

O presidente ucraniano, Volodymr Zelenskiy, em seu discurso noturno na segunda-feira, chamou a partida do navio de "primeiro sinal positivo", mas alertou que é muito cedo para tirar conclusões ou prever como as coisas vão se desenrolar.

"Não podemos ter ilusões de que a Rússia simplesmente se absterá de tentar atrapalhar as exportações ucranianas", disse Zelenskiy.

Ozcan Altunbudak, representante da Turquia em um centro de coordenação criado para supervisionar a retomada das exportações de grãos ucranianos, afirmou nesta terça-feira que o navio, o Razoni, com bandeira de Serra Leoa, estava a caminho de ancorar em Istambul na noite de terça-feira.

O único problema até agora foi um pequeno atraso causado pelo mau tempo, disse ele. O navio, que transporta 26.527 toneladas de milho, deveria chegar a Istambul por volta da meia-noite no horário local.

Em seguida, será inspecionado por funcionários russos, turcos, ucranianos e da ONU sob os termos do acordo de passagem segura antes de continuar sua jornada para o porto libanês de Trípoli, seu destino final planejado.

No entanto, há outros obstáculos a serem superados antes que milhões de toneladas de grãos ucranianos possam sair, incluindo a limpeza de minas marítimas e a criação de uma estrutura para que os navios entrem com segurança na zona de conflito e peguem cargas.

Conhecida como o celeiro da Europa, a Ucrânia espera exportar 20 milhões de toneladas de grãos mantidos em silos e 40 milhões de toneladas da colheita em andamento, inicialmente de Odessa e nas proximidades de Pivdennyi e Chornomorsk, para ajudar a liberar os silos para a nova safra.

A Rússia chamou a saída de Razoni de notícia "muito positiva". O país nega a responsabilidade pela crise alimentar, dizendo que as sanções ocidentais desaceleraram suas exportações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário