HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Mato Grosso do Sul cria a Lei que Institui o Programa Estadual de Bioinsumos

Publicado em 31/10/2022 11:12

Com a finalidade de ampliar e fortalecer a produção e o uso de Bioinsumos na agropecuária e de promover a produção sustentável no Estado, foi criada a lei que institui o programa estadual de Bioinsumos. O programa deverá contribuir de maneira decisiva com a meta do MS de atingir o status de Carbono Neutro até 2030.

A lei considera como bioinsumo: o produto, o processo ou a tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana, destinado ao uso na produção, no armazenamento e no beneficiamento de produtos agropecuários.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção,e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, diante da busca por uma produção cada vez mais sustentável o Governo do Estado apresentou um projeto na Assembleia para instituir o programa estadual de bioinsumos de Mato Grosso do Sul.

“O uso de bioinsumos é uma tendência e faz parte do escopo da bioeconomia. Então, o próprio agronegócio tem visto a necessidade de desenvolver biofertilizantes e bioinseticidas. Por isso que nós pretendemos através dessa lei estimular o uso destes insumos.

O Programa Estadual de Bioinsumos, segundo ele, será coordenado pela Semagro, que poderá firmar parcerias com órgãos e entidades, públicos ou privados, para a implementação, a divulgação e o desenvolvimento das ações de produção e o uso dos produtos. Além disso a Semagro pode fomentar o desenvolvimento de pesquisas que garantam a inovação e o avanço na construção do conhecimento. O secretário lembra que o Estado não tinha um projeto de lei que regulamentava toda essa política. “A ideia através dessa política também é incentivar a pesquisa neste campo.

Atualmente nós temos a uma alta demanda por pesquisas no setor e deveremos lançar um edital específico para este fim. O objetivo é desenvolver novos produtos”, acrescentou.

O Programa estadual de Bioinsumos vem complementar o plano estadual de fomento ao manejo integrado de pragas (MIP).
Segundo o superintendente de Agricultura e Pecuária, Rogério Beretta, a meta é atrair mais empresas no segmento. “A partir do projeto queremos atrair empresas para o Estado, implantando biofábricas no sistema “on farm” e biofábricas de produção comercial, atendendo a demanda que hoje cresce a razão de 25 a 30% ao ano”, explicou lembrando que o bioinsumo hoje é um importante mecanismo de controle de pragas, que ajuda na redução de uso dos produtos químicos.

Além da pegada sustentável, o secretário Jaime Verruck avalia que o programa tem a lógica de política pública moderna. “A adesão hoje ao bionsumo no agronegócio ela é excepcional. Por isso nós precisamos de produtos competitivos com eficácia comprovada. Estes são os pontos que vamos trabalhar muito fortemente. Então com o programa o Mato Grosso do Sul dá mais um grande passo na modernidade”, destacou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Semagro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário