Ferramentas de Business Intelligence aceleram análises de dados no agronegócio
O Brasil é o terceiro maior exportador agrícola do mundo e, no futuro, pode se consolidar como o líder no ranking com a ajuda da tecnologia. O último censo agropecuário mostrou que a digitalização no setor foi a principal propulsora do agronegócio nos dez anos anteriores: responsável por 60,6 do crescimento do setor, considerando o Valor Bruto da Produção (VBP).
A expansão do agro, nesse sentido, depende da adoção de novas tecnologias e da efetividade na administração de negócios agrícolas. Mas é um desafio reunir todas as informações geradas pelos sistemas de gestão e transformá-las em dados concisos que ajudem nas tomadas de decisões. As ferramentas de Business Intelligence (BI) são as responsáveis por esse processo.
O termo Business Intelligence (BI) significa inteligência de negócios e se refere ao processamento de dados, que permite uma visão estratégica para os gestores. O BI mostra-se uma ferramenta eficaz para a gestão, pois além de auxiliar no planejamento e nas tomadas de decisões, ajuda a antecipar tendências que podem alterar os resultados.
Para Eraldo Lima, Diretor de Marketing da Aliare, as ferramentas de inteligência de dados devem ganhar protagonismo no agro brasileiro nos próximos anos. “Ter informações seguras na hora certa torna um negócio muito mais competitivo, sustentável e produtivo. Estamos falando de economia de tempo e de dinheiro”, afirma Lima.
Especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agro, a Aliare acaba de lançar uma nova versão do Vistra BI, plataforma de inteligência da empresa. Reformulada, a ferramenta prioriza a experiência do usuário, com painéis intuitivos e personalizáveis.
O Vistra BI extrai dados de arquivos diversos e sistemas tradicionais, como CRM, ERP, RH e outros. Essas informações ficam disponíveis em painéis de análises de todos os processos do negócio, das vendas à logística. A solução atende distribuidores de insumos, cooperativas, agroindústrias, lojas agropecuárias, concessionárias de máquinas e outros segmentos do agro.
Segundo Eraldo Lima, o Vistra BI é diferente das soluções generalistas, pois foi criado exclusivamente para o agronegócio. “Quem trabalha com o campo sabe que é um setor com muitas especificidades. Então, é importante usar uma ferramenta voltada para análises do agro, com informações seguras e em tempo real”, explica o diretor.
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano