Sustentabilidade, preços dos fertilizantes e papel do Brasil na agricultura foram destaques da visita do CEO da Yara Internacional ao país

Publicado em 24/03/2023 12:14

Logotipo Notícias Agrícolas

O CEO da Yara Internacional, Svein Tore Holsether, esteve no Brasil nesta semana e apresentou alguns pontos de atenção para a companhia pensando no futuro e nas novas necessidades do agronegócio mundial. 

Entre os destaques abordados pela liderança estão a sustentabilidade, as situações geopolíticas atuais, a crise climática e o papel do Brasil em um futuro alimentar positivo e se consolidar com potencial de alimentar o mundo. 

De olho na geopolítica, Holsether destaca que a Guerra entre Rússia e Ucrânia evidenciou a importância dos fertilizantes para alimentar o mundo, já que sem uma boa alimentação no solo, a produção de alimentos cairia pela metade em todo o mundo e até mesmo 100% em algumas localidades. 

Pensando nas questões climáticas, o CEO trouxe números de que a produção de alimentos vinha crescendo ano após ano até 2019, mas as mudanças climáticas aceleraram nos últimos anos e afetaram a habilidade de cultivar comida. Hoje, segundo apresentou Svein, 350 milhões de pessoas vivem sob insegurança alimentar no mundo, o dobro de 2019. 

Como maneira de combate à essa situação, o agronegócio pode contribuir com a transformação de alguns modelos com utilização de fertilizantes verdes com baixa emissão de carbono, uso de tecnologia e pensar a agricultura como ação regenerativa desde os insumos, manejos, consumidores e mercados. 

Diante deste cenário, Holsether considera que o Brasil se credencia para tomar a dianteira do protagonismo para esta transformação do agro, uma vez que o país possui matrizes energéticas renováveis e já faz uso de diversas ferramentas sustentáveis.  

PREÇOS DOS FERTILIZANTES 

O CEO da Yara também ressaltou que os últimos anos foram muito voláteis para os preços de energia, fertilizantes e alimentos e, mesmo que tenham caído neste momento, é difícil prever o quais serão os rumos daqui para frente. 

Ainda falando sobre essa grande volatilidade, Holsether cita a Guerra entre Rússia e Ucrânia, que exigiu que o mercado encontrasse alternativas para manter a cadeia produtiva. 

O presidente da Yara no Brasil, Marcelo Altieri, também destacou essa flutuação nos preços dos fertilizantes comparando os momentos pré-guerra, no pico da guerra e o cenário atual. 

INVESTIMENTOS NO BRASIL 

A liderança da companhia no Brasil também apresentou alguns números sobre investimentos já realizados no país e como isso irá ampliar as capacidades produtivas nacionais. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário