Balança comercial brasileira tem superávit de US$8,8 bi em novembro com recuo de importações
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - A balança comercial brasileira registrou superávit de 8,776 bilhões de dólares em novembro, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta sexta-feira.
O desempenho, que representa uma alta de 41,5% na comparação com o saldo de novembro de 2022, foi explicado por uma queda de 11,2% no valor das importações, a 19,044 bilhões de dólares, ao passo que as exportações registraram uma alta de 0,6%, a 27,820 bilhões de dólares.
Pesquisa da Reuters com economistas apontava expectativa similar para o dado do mês, com projeção de um saldo positivo de 9 bilhões de dólares. Em outubro de 2022, o país havia registrado resultado positivo de 6,2 bilhões de dólares.
O valor das exportações em outubro ficou próximo à estabilidade diante de uma alta de 22,3% no valor das vendas ao exterior da agropecuária e de 3,2% da indústria extrativa, ganho que acabou quase totalmente compensado pelo recuo de 7,2% nos embarques da indústria de transformação.
Os dados da Secex mostraram ainda que o saldo comercial acumulado no ano até novembro foi de 89,285 bilhões de dólares, 56% melhor que o observado no mesmo período do ano passado. O desempenho foi resultado de exportações de 310,608 bilhões de dólares e importações de 221,323 bilhões de dólares.
(Por Bernardo Caram)
0 comentário
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril
EUA afirmam ter atacado militantes do Estado Islâmico no noroeste da Nigéria
Banco Mercantil propõe aumento de capital e dividendos após regularização de dívida com a União
Agronegócio brasileiro perde Paulo Garollo, o "papa do milho", nesta 4ª feira (24)