Exportações de açúcar do Brasil crescem 162% em fevereiro, embarques de café sobem 77%
![]()
Por Roberto Samora e Marcelo Teixeira
SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de açúcar do Brasil, o maior produtor mundial do adoçante, aumentaram 162% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, para 3,02 milhões de toneladas métricas, informou o Ministério do Comércio do país na quarta-feira.
A exportação excepcionalmente alta para um mês em que o Brasil está no período de entressafra mostra como o mundo está dependendo mais dos abundantes suprimentos de açúcar nos portos brasileiros após uma safra recorde, em um momento de safras ruins na Ásia.
A Índia, o segundo maior produtor de açúcar, está colhendo uma safra menor e o governo bloqueou as exportações para garantir o abastecimento local.
O clima mais seco do que o normal no centro-sul do Brasil nos primeiros meses do ano permitiu que as exportações de açúcar tivessem um alto desempenho no principal porto de Santos, disse na quarta-feira Plínio Nastari, presidente da consultoria Datagro.
O primeiro trimestre é geralmente um período úmido no Brasil, o que normalmente prejudica as atividades portuárias.
A Datagro projeta as exportações de março em 1,8 milhão de toneladas, também altas para aquele mês, indicando embarques totais do centro-sul em 32,8 milhões de toneladas em 2023/24, um recorde.
As exportações de café também foram elevadas para fevereiro, segundo o governo, com 3,61 milhões de sacas de 60 kg, 77% a mais do que no mesmo período de 2023.
O Brasil só começará a colher a nova safra de café por volta de abril para a variedade robusta, e maio ou junho para os grãos arábica.
O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) disse esta semana que os embarques poderiam ter sido ainda maiores se não fossem os gargalos logísticos.
A Cecafé afirmou que os exportadores brasileiros de café estão enfrentando atrasos no carregamento devido ao atraso na chegada dos navios porta-contêineres.
O grupo disse que 75% dos navios que chegaram ao país em fevereiro mudaram seus horários, um nível de atraso considerado alto e normalmente visto apenas durante o pico da colheita no segundo semestre.
(Reportagem de Roberto Samora, em São Paulo, e Marcelo Teixeira, em Nova York)
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano