Ministros do MDA e do Ministério da Pesca visitam 15ª Santa Feira do Peixe na CEAGESP

Publicado em 28/03/2024 08:01
Segundo dia de evento realizado no Entreposto de Pescados de São Paulo (EPSP) contou com grande público e presença de Paulo Teixeira e do adjunto Carlos Mello

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) realiza, de 26 a 28/03, a 15ª Santa Feira do Peixe. Neste segundo dia de evento, o ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e o ministro adjunto Carlos Mello, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), visitaram o Entreposto de Pescados de São Paulo (EPSP), na Vila Leopoldina. Também participou da visita o superintendente do MPA em São Paulo, senhor Audrey Rodrigues.

As autoridades foram recepcionadas pela diretoria da CEAGESP, composta pelo diretor presidente, Jamil Yatim; o diretor administrativo financeiro, Hamilton Ribeiro Mota; e o diretor técnico operacional, José Lourenço Pechtoll. A agenda na Companhia começou com reunião na sala da Presidência e almoço, durante o qual foi assinado acordo de cooperação técnica com a Associação Paulista de Supermercados (APAS). “Temos dois objetivos: a gente estudar a melhoria da logística de quem compra no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), para melhorar o acesso ao mercado e o carregamento das mercadorias, de modo a diminuir o custo logístico. O segundo ponto é compartilhar informações do mercado atacadista e dos supermercados, para melhorar a tomada de decisão dos pequenos e médios mercados de São Paulo. A APAS vai fornecer as informações do varejo e nós, as do mercado atacadista de frutas, legumes e verduras”, conta Pechtoll.

Em seguida, a comitiva dirigiu-se ao Pátio do Pescado, no EPSP, para ver a 15ª Santa Feira do Peixe e participar de uma entrevista coletiva. “A grande novidade é que está próxima a retirada da CEAGESP do Plano Nacional de Desestatização (PND). Já está acertada e só falta o Conselho do PND autorizar”, anunciou Paulo Teixeira à imprensa. “Todas as justificativas estão dadas e feitas. A CEAGESP é lucrativa, superavitária e pode crescer muito mais. Este governo vê o sentido da CEAGESP no abastecimento do Brasil”, completou o ministro. “Estamos contratando um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) com as sugestões para o futuro da empresa”, disse.

Jamil Yatim aproveitou a ocasião para saudar a organização da 15ª Santa Feira do Peixe e deixou anúncios para o segundo semestre. “Em setembro faremos uma nova feira de pescado, pois queremos alavancar cada vez mais esse produto. Queremos colocar o peixe também para as escolas, para a gente poder servir essa proteína tão especial nas escolas, que é uma meta do governo”, relembrou o diretor presidente. “É importante também inserir os pequenos produtores e piscicultores em nossa estrutura”, completou.

Carlos Mello também apontou o papel estratégico da CEAGESP na segurança alimentar. “São por dia aproximadamente 300 toneladas de peixe de praticamente 100 espécies de espécies oriundas da aquicultura, da pesca artesanal e da pesca industrial. A gente parabeniza pela realização da feira”, declarou o ministro.

O grupo, em seguida, foi à Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP) para conhecer o processo que permite ao EPSP emitir os certificados do Serviço de Inspeção Federal (SIF) à mercadoria que é comercializada em suas dependências.
Houve também oportunidade de ouvir os representantes do comércio de pescado, que deixaram suas reivindicações em roda de conversa realizada em uma das salas do EPSP. “Em termos financeiros, o valor de troca do pescado é seis vezes superior ao da carne bovina e o Brasil tem papel estratégico nisso, com São Paulo tendo valor estratégico no Brasil”, comentou o ministro adjunto Carlos Mello aos presentes.

A visita encerrou-se no Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), onde as autoridades puderam conhecer as instalações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ceagesp

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário