IBPecan clama por esforços do governo federal em abrir novos mercados
O Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) salienta a importância da agenda do governo federal na China, realizada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que se estende até o final da semana. Para os pecanicultores gaúchos, um alento de possibilidade de novos mercados seria uma grande ajuda, especialmente neste momento em que sofrem com o efeito das enxurradas e com uma perda de 80% na safra, que já seria inferior a do ano passado.
O presidente da entidade, Eduardo Basso, destaca que, no momento, o setor precisa de recursos para suprir os danos estimados de R$ 176 milhões no campo e capital de trabalho para a indústria. Ele clama por um grande empenho do governo para realizar a abertura do mercado chinês e indiano, de modo que o Brasil tenha igualdade de competir com África do Sul, México e Estados Unidos. “Esta seria uma grande notícia e realização do ministro Carlos Fávaro, da Agricultura, e do vice-Presidente Geraldo Alckmin, e a coroação de um grande esforço do nosso secretário de Desenvolvimento, Ernani Polo”, afirma Basso.
O dirigente diz, ainda, ser necessário um forte apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para a construção de um projeto setorial de longo prazo, visando o desenvolvimento de novos produtos manufaturados para novos mercados.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli