Receita com exportação de grãos da Argentina aumenta 40% em agosto, diz câmara
![]()
BUENOS AIRES (Reuters) - Os exportadores de grãos da Argentina faturaram um total de 2,451 bilhões de dólares em agosto, um aumento de 40% em relação ao ano anterior, informou nesta segunda-feira a câmara CIARA-CEC, de exportadores de grãos.
A CIARA-CEC disse que as receitas das empresas do setor caíram 6% em relação a julho. No período de janeiro a agosto, houve um aumento de 9,4%. "A exportação de grãos e produtos da indústria de óleo de soja continua condicionada a um ritmo moderado de vendas e fixações", disse o CIARA-CEC em um comunicado.
A entidade acrescentou que a receita em moeda estrangeira em agosto foi o resultado do novo regime cambial para exportações em vigor desde dezembro de 2023, quando o presidente libertário Javier Milei assumiu o cargo prometendo melhorar as perspectivas para os agricultores.
A CIARA-CEC também mencionou o impacto do clima no ritmo das colheitas de milho e soja, bem como os termos de troca favoráveis.
A Argentina é um dos dois maiores exportadores mundiais de óleo e farelo de soja, o terceiro no caso do milho e um grande produtor de trigo. O farelo de soja é o principal produto de exportação do país, respondendo por 12% do total.
(Reportagem de Walter Bianchi)
0 comentário
Taxas dos DIs têm altas firmes com "fator Flávio" pressionando o mercado
Conversa de Cerca #183 - Atenção, produtor! O cenário fitossanitário do milho começa na soja
Ricardo Nicodemos e diretoria são reconduzidos à liderança da ABMRA para o biênio 2026/27
Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Cotada a R$ 6,08/kg, menor preço da safra 2025, ameixa Rubi Mel é o destaque da semana (15 a 19/12) no atacado da CEAGESP