Receita com exportação de grãos da Argentina aumenta 40% em agosto, diz câmara
![]()
BUENOS AIRES (Reuters) - Os exportadores de grãos da Argentina faturaram um total de 2,451 bilhões de dólares em agosto, um aumento de 40% em relação ao ano anterior, informou nesta segunda-feira a câmara CIARA-CEC, de exportadores de grãos.
A CIARA-CEC disse que as receitas das empresas do setor caíram 6% em relação a julho. No período de janeiro a agosto, houve um aumento de 9,4%. "A exportação de grãos e produtos da indústria de óleo de soja continua condicionada a um ritmo moderado de vendas e fixações", disse o CIARA-CEC em um comunicado.
A entidade acrescentou que a receita em moeda estrangeira em agosto foi o resultado do novo regime cambial para exportações em vigor desde dezembro de 2023, quando o presidente libertário Javier Milei assumiu o cargo prometendo melhorar as perspectivas para os agricultores.
A CIARA-CEC também mencionou o impacto do clima no ritmo das colheitas de milho e soja, bem como os termos de troca favoráveis.
A Argentina é um dos dois maiores exportadores mundiais de óleo e farelo de soja, o terceiro no caso do milho e um grande produtor de trigo. O farelo de soja é o principal produto de exportação do país, respondendo por 12% do total.
(Reportagem de Walter Bianchi)
0 comentário
Anvisa registra melhor resultado da história no controle de resíduos de defensivos agrícolas em alimentos
Indonésia projeta 15,65 mi quilolitros de biodiesel para 2026, leve alta ante 2025
APTA inaugura Centro de Pecuária Sustentável do Instituto de Zootecnia em São José do Rio Preto
A história de um pioneiro que fez a cerejeira florescer no Brasil
Vendas nominais no varejo devem subir até fevereiro de 2026, aponta IDV
Fundepag incentiva debate e aprofunda conceitos sobre agricultura regenerativa