CNA e federações do Norte se reúnem com presidente da FPA
A CNA e as federações de agricultura e pecuária do Norte do país apresentaram ao presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP/PR), as principais demandas dos produtores rurais da região.
O tema foi tratado em reunião na noite de quarta (27), na Câmara. O objetivo do encontro foi solicitar o apoio para a aprovação das propostas que tramitam no Congresso Nacional.
A lista de prioridades inclui, principalmente, propostas para as pautas fundiária, ambiental e de desenvolvimento regional. O presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte da CNA e da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, explicou que este é um dos principais desafios do setor para garantir segurança jurídica no campo.
“O setor agropecuário tem muitos entraves e precisa de políticas que promovam a celeridade na regularização fundiária e ambiental, para que os produtores na Amazônia possam ter acesso ao crédito e promover o desenvolvimento regional de forma sustentável, fazendo aquilo que ele faz de melhor: produzir e preservar o meio ambiente”, ressaltou Lourenço.
No encontro, foram apresentados ao presidente da FPA dados sobre a produção agropecuária na região que reforçam a importância da atividade e a necessidade de medidas que deem competitividade aos produtores rurais. A relação de propostas defendidas pela CNA e pelas federações também inclui temas de infraestrutura e crédito rural.
O senador Jaime Bagattoli (PL/RO) também participou do encontro. Estiveram presentes os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), Assuero Veronez; Rondônia (Faperon), Hélio Dias; Tocantins (Faet), Paulo Carneiro; a assessora técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Eliana Zacca, e técnicos da CNA.
0 comentário
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Cotada a R$ 6,08/kg, menor preço da safra 2025, ameixa Rubi Mel é o destaque da semana (15 a 19/12) no atacado da CEAGESP
Piscicultura encerra 2025 fortalecida e mira avanços estratégicos em 2026
Altas taxas de juros, crédito restrito e clima irregular postergaram a tomada de decisão para a compras de insumos, diz CropLife
Produção de açúcar do CS recua 33% na 2ª quinzena de novembro, mas ainda avança na safra 25/26
B3 antecipa adoção voluntária de relatório financeiro de sustentabilidade e clima alinhado ao ISSB