Nota Fiscal Eletrônica será obrigatória para Produtor Rural a partir de fevereiro
A obrigatoriedade de emissão da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), modelo 55, e da NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica), modelo 65, para produtor rural pessoa física começa hoje, 3 de fevereiro.
“Esses modelos de documentos fiscais devem ser emitidos para acobertar as operações interestaduais e internas praticadas por produtor rural. Nas operações internas estão obrigadas a adotar a NF-e ou NFC-e os produtores rurais que nos anos de 2023 ou 2024 auferiram receita bruta superior a R$ 360.000,00 na atividade rural exercida”, já no tocante as operações interestaduais o produtor rural deve passar a emitir NF-e independentemente da receita auferida, comenta Fabiana Marastoni, especialista tributária da IOB, que une Inteligência em legislação e Tecnologia avançada para resolver os desafios de contadores e de empresas.
Quando os demais produtores rurais serão obrigados a emitir NF-e e NFC-e?
Os demais produtores rurais começam a emitir a NF-e e a NFC-e a partir de 5 de janeiro de 2026. No entanto, as Unidades Federadas podem antecipar a exigência de utilização destes modelos de documentos fiscais pelo produtor. “Vale lembrar que a NF-e e a NFC-e substituem a Nota Fiscal de Produtor, modelo 4”, alerta Marastoni.
Prazo da obrigatoriedade já foi alterado algumas vezes
Antes das mudanças recentes, a substituição da Nota Fiscal, modelo 4 de produtor rural, estava prevista para acontecer em 1º de julho de 2023. Porém, entidades da categoria se mobilizaram e conseguiram o adiamento, baseado no argumento de que os pequenos produtores não estariam preparados para atender o prazo, dentre outros motivos, por problemas de conectividade em algumas regiões.
0 comentário
Líder supremo do Irã, Ali Khamenei, está morto, dizem Israel e Donald Trump
EUA-Israel x Irã: Impactos para o agro global vão da logística aos insumos rapidamente
Dólar termina sessão estável, mas acumula queda de 2,17% em fevereiro
Preço do diesel e gasolina recua em fevereiro enquanto etanol avança, aponta Ticket Log
Setor siderúrgico do Brasil retoma expectativa de volta de regime de cotas após decisão de Suprema Corte dos EUA
Produção global de açúcar sofre corte de 2,3 mi t devido à Índia, indica Czarnikow