Ucrânia quer abrir centro de alimentos no Egito, diz ministro
![]()
KIEV, 4 de fevereiro (Reuters) - A Ucrânia está estudando a possibilidade de abrir um centro logístico no Egito para fornecer produtos agrícolas ucranianos para a região, disse o ministro da Agricultura, Vitaliy Koval, na terça-feira.
A Ucrânia, produtora e exportadora global de grãos, sementes oleaginosas e óleos vegetais, intensificou nos últimos meses os esforços para penetrar mais profundamente no mercado do Norte da África, especialmente após a queda da liderança da Síria apoiada pela Rússia.
"Seguindo as instruções do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, estamos explorando a possibilidade de criar um centro alimentício no Egito", disse Koval, que está visitando o Egito, no mensageiro Telegram.
"Junto com o embaixador da Ucrânia no Egito, Mykola Nahornyi, inspecionamos a infraestrutura portuária e os locais onde as empresas ucranianas podem instalar suas instalações — elevadores, centros de logística, armazéns", acrescentou.
Zelenskiy disse em dezembro que havia instruído seu governo a criar mecanismos de fornecimento para entregar, junto com organizações e parceiros internacionais, alimentos à Síria após a queda do presidente Bashar al-Assad.
Ele também disse que estava se preparando para restabelecer laços diplomáticos com a Síria.
A Ucrânia tradicionalmente fornece alimentos ao Egito e enviou 3,87 milhões de toneladas métricas de milho e 1,72 milhão de toneladas de trigo para o Egito na temporada de julho a junho de 2023/24, de acordo com o sindicato dos comerciantes de grãos da UGA.
"Nossa tarefa é que os agricultores ucranianos não apenas exportem matérias-primas, mas também usem zonas econômicas especiais para processá-las", disse Koval.
Ele disse que isso permitiria que alimentos ucranianos entrassem no mercado interno egípcio com farinha, macarrão e outros produtos.
Reportagem de Pavel Polityuk, Edição de Timothy Heritage
0 comentário
Investimento agrícola cresce 26% em Mato Grosso do Sul
Assembleia Legislativa do Amapá homenageia Embrapa pelo ZEE
Ministro André Mendonça e sócios do Serur discutem segurança jurídica na indústria de pescados
Comissão aprova projeto que prevê seguro-desemprego para trabalhador rural safrista
Bubalinocultura fecha 2025 com avanços técnicos e projeções de crescimento
Von der Leyen confia que maioria na UE apoiará acordo comercial com Mercosul