Número de empresas em Recuperação Judicial no Brasil chega ao seu maior índice do ano no 4° trimestre de 2024, 285, indica Monitor da RGF
No Brasil, 6,5% das empresas em recuperação judicial pertencem ao setor agropecuário, proporção que vem aumentando nos dois últimos trimestres, de acordo com a tabela abaixo:
Fonte: Monitor RGF - tabela representa a evolução da RJ no agro
VARIAÇÃO 4º TRI/24 vs 3º TRI/24
• Ao todo, 35 empresas do setor agropecuário entraram em recuperação judicial no país ao longo do 4º trimestre, um pouco menos do que a quantidade que entrou em RJ no 3º tri/24 (39 empresas).
• Por outro lado, 4 empresas do setor agropecuário saíram do processo de recuperação judicial no período e todas retornaram à operação normal.
ANÁLISE SETORIAL DETALHADA
• Dentre as 295 empresas do setor agropecuário em recuperação judicial, 78% pertencem a cinco setores específicos:
1. Cultivo de soja (34% - 100 empresas)
2. Criação de bovinos para corte (20% - 59 empresas)
3. Cultivo de cana-de-açúcar (15% - 43 empresas)
4. Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita (5% - 16 empresas)
5. Cultivo de milho (4% - 11 empresas)
O sócio da consultoria RGF, especialista em reestruturação de negócios, Rodrigo Gallegos, alerta que o cenário atual se estenderá ao longo de 2025; e fala sobre dificuldades para empresário do setor do agronegócio, trazendo alguns alertas e reflexões.
As instabilidades climáticas gera uma imprevisibilidade significativa em relação ao retorno financeiro dos produtores. Esta imprevisibilidade de resultados, aliada ao aumento nas taxas de inadimplência no setor, têm feito com que as instituições financeiras restrinjam o acesso ao crédito rural, dificultando ainda mais a operação dos produtores, uma vez que os altos custos de produção são geralmente financiados. “É importante que empresários do agro se atentem a montar um estrutura empresarial profissionalizada, algo que permite algum tipo de proteção, pois reduz ineficiências nas áreas de gestão, da operação e financeira.”, alerta Gellegos.
Essa combinação de fatores eleva consideravelmente o risco de insolvência dessas empresas. “Pela nossa experiência e pelos casos que ajudamos, dos nossos clientes com esse perfil, o melhor caminho para empresas do agro cruzarem 2025 com menor risco é o da reestruturação e profissionalização”, afirma Rodrigo Gallegos da RGF. “A reestruturação para a profissionalização da gestão irá minimizar ao máximo as ineficiências, tanto da gestão operacional, quanto da financeira”, completa.
Nas tabelas abaixo apresentamos a evolução da quantidade de empresas do setor agropecuário em recuperação judicial, separadas pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) registrado como atividade econômica principal da empresa. As tabelas contêm os dados totais do Brasil, e dos estados do RS, SP, GO, MT (estados com mais empresas do setor em recuperação judicial).
NÚMEROS GERAIS DE DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL NO BRASIL
O número absoluto de empresas em Recuperação Judicial (RJ) continuou crescendo no 4° trimestre de 2024 e atingiu o maior índice do ano, de acordo com o Monitor RGF de Recuperação Judicial no Brasil, uma plataforma que reúne dados sobre a saúde dos setores da economia brasileira a partir da quantidade de companhias em RJ, desenvolvido pela consultoria RGF. A proporção de empresas em RJ em relação ao total de empresas em atividade saiu de 1,90 empresa a cada mil no 3º trimestre de 2024 para 1,91 no 4º trimestre, o maior índice desde o início do acompanhamento dos dados, no 2º trimestre de 2023.
O Índice RGF de Recuperação Judicial (IRJ-RGF) mostrou, ainda, que o número absoluto de empresas em RJ no país continua aumentando e o aumento registrado foi o maior deste ano. No último trimestre analisado, a quantidade total de empresas em RJ aumentou em 160 (considerando entradas e saídas), passando de 4.408 para 4.568, enquanto a base total de empresas cadastradas no país cresceu em aproximadamente 63 mil, passando de 2,32 milhões para 2,39 milhões. Ao todo, 285 empresas entraram em RJ no 4º trimestre, enquanto 125 saíram do processo. Os dados referem-se a matrizes de empresas ativas de pequeno, médio e grande portes.
“Apesar de termos alcançando o maior patamar já registrado na quantidade de empresas em RJ no país, o índice apresentou desaceleração no 4º trimestre, com aumento de 3,6% em relação ao trimestre anterior, quando o aumento foi de 4,4%. A leve piora do Índice RGF de Recuperação Judicial nacional, passando de 1,90 para 1,91, reflete a continuidade de um cenário econômico desafiador, com impacto generalizado em empresas de pequeno, médio e grande portes em todas as regiões do Brasil”, analisa Rodrigo Gallegos, sócio da RGF especialista em Reestruturação e Recuperação Judicial.
O Monitor levanta dados trimestrais e possibilita a apresentação do Índice de Recuperação Judicial (IRJ-RGF), que indica a quantidade de companhias em RJ a cada mil empresas, com visões por região, estado e setor. Para chegar a esses dados, o Monitor RGF avaliou mais de 2,1 milhões de empresas, que são as matrizes de empresas ativas de pequeno, médio e grande portes.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli