Silvicultura mineira ganha Plano Estadual Agrícola de Florestas Plantadas
Minas já tem seu ‘Plano Estadual Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas de Minas Gerais’. O documento, coordenado pela Superintendência de Fomento Florestal – Sub Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável, da Seapa, abrange temas como a legislação das florestas plantadas; panorama do setor florestal do Brasil e em Minas Gerias; Selo Verde e Cadastro Ambiental Rural; Cadeias de Negócios da Base Florestal, pontos fortes e fracos da cadeia, dentre outros.
A silvicultura, que envolve o cultivo e o manejo sustentável das florestas, é essencial tanto para a economia quanto para a preservação ambiental do estado. O superintendente de fomento florestal da Secretaria, Miguel Ribon Júnior, explica que a ideia é oferecer uma visão estratégica da cadeia da silvicultura, direcionando melhor o planejamento do setor a fim de atrair novos investimentos, com ênfase na identificação de oportunidades para micro e pequenas empresas.
“Esperamos que o documento ajude a fomentar o desenvolvimento de novos mercados e negócios; gere emprego e renda nas comunidades rurais; incentive os pequenos e médios produtores rurais de florestas plantadas e crie novas oportunidades de trabalho e o aumento de renda. Estamos certos de que isso pode ser alcançado através do fortalecimento da cadeia produtiva; do incentivo ao empreendedorismo e da promoção de políticas públicas que apoiem o desenvolvimento rural sustentável”, observou Miguel.
Segundo ele, os próximos passos serão a implementação, execução e avaliação que serão feitas pela Superintendência de Fomento Florestal, com apoio dos membros da Câmara Setorial de Silvicultura – Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa).
Maior clareza para pequenos e médios produtores
A expectativa é que, com o Plano, principalmente os pequenos e médios produtores rurais florestais, tenham mais clareza quanto à linhas de financiamento para o setor, agroindústrias que utilizam produtos oriundos de florestas plantadas como matéria-prima, o sistema integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), treinamentos e recursos sobre técnicas de plantio, manejo e mercado de produtos florestais.
Várias mãos
O Plano foi coordenado pela Superintendência de Fomento Florestal – Sub Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável, da Seapa, com a participação do Núcleo de Gestão Ambiental e do Grupo de Trabalho de Florestas Plantadas, composto pela Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg); Instituto Estadual de Florestas (IEF); Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (InvestMinas), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE); Secretaria de Estado da Fazenda (SEF); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli