Aprosoja MT apresenta o Giro de Pesquisa: informação acessível para manejo eficaz
A Aprosoja Mato Grosso está promovendo o "Giro de Pesquisa" para facilitar o acesso às pesquisas realizadas nos Centros Tecnológicos. Neste programa, os pesquisadores do CTECNO Araguaia, localizado em Nova Nazaré, e do CTECNO Parecis, localizado em Campo Novo do Parecis, apresentam os resultados de suas pesquisas em vídeos curtos nas redes sociais, contribuindo para aprimorar as práticas agrícolas no estado.
A ação vai de encontro aos valores de responsabilidade socioambiental da instituição, promovendo desenvolvimento sustentável baseado em critérios científicos e práticas responsáveis de produção. Segundo o vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, a ideia é levar informações dos centros tecnológicos para as redes sociais, fazendo com que o conhecimento se propague.
“O Giro de Pesquisa é uma ação de difusão pois sabemos que a pesquisa sem a extensão não serve para nada. Então, nosso objetivo é divulgar e amplificar os resultados, transmitindo o conhecimento gerado nos Centros de Pesquisa para toda a sociedade, principalmente para os agricultores, para que eles usem esse investimento em suas lavouras e possam aumentar, assim, a produtividade”, ressalta Bier.
Os CTECNOs desenvolvem pesquisas isentas de qualquer parceria com empresas ou distribuidoras de insumos, tornando-os os maiores centros de pesquisas independentes. Os experimentos são realizados em solos específicos, sendo o CTECNO Parecis voltado para o estudo de solos de textura média arenosa, já o CTECNO Araguaia trabalha com solos com alto teor de silte e rasos.
A pesquisadora da Aprosoja/Iagro Daniela Facco, ressalta que os resultados das pesquisas realizadas nos CTECNOs são voltados para correção do solo e uso de condicionadores do solo, com estratégias de adubação das culturas de grãos. Em resumo, o objetivo é auxiliar os produtores nas tomadas de decisões sobre os manejos do dia a dia nas fazendas. “Alguns dos resultados mostram que temos um grande benefício no potencial produtivo. Assim, o Giro de Pesquisa hoje é uma forma de levar essas informações de forma mais rápida e mais sucinta para os produtores”, explica Daniela.
Os CTECNOs também divulgam os resultados a partir de circulares e boletins técnicos, disponíveis no site da Aprosoja MT; simpósios e visitas técnicas, explica o pesquisador da Aprosoja MT/Iagro André Somavilla. “Nos simpósios, visitas técnicas e rodadas técnicas, temos um contato mais direto com os produtores, transmitindo resultados mais pontuais. Nas circulares e boletins, conseguimos explorar mais e transmitir outras informações e resultados. Já o Giro de pesquisa, é uma ferramenta que veio para agregar e possibilita acessar outros públicos que não acessamos com outras ferramentas de comunicação”, finaliza o pesquisador.
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano