Anda vê queda nas entregas de fertilizantes no Brasil em 2024 e importações recordes
![]()
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro em 2024 somaram 45,61 milhões de toneladas, redução de 0,5% em relação a 2023, informou nesta quinta-feira a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).
De acordo com a associação, uma safra de grãos menor em 2024 foi fator determinante para os resultados.
As entregas tinham crescido em 2023 após terem sido prejudicadas pelos altos preços dos fertilizantes em 2022, em meio aos impactos do início da guerra na Ucrânia naquele ano.
O volume de 2024, contudo, voltou a ficar apenas um pouco abaixo do recorde de 2021, de 45,86 milhões de toneladas.
As importações de fertilizantes intermediários pelo Brasil registraram um recorde de 41,35 milhões de toneladas, aumento de 4,8% na comparação anual.
Apesar de importações elevadas, um mercado praticamente estável e um aumento de 3,8% na produção brasileira em 2024, para 7,22 milhões de toneladas, a Anda reportou uma queda nos estoques na comparação anual.
Segundo os números, os estoques ao final de 2024 estavam em 8,3 milhões de toneladas, queda de 4,2% ante o volume de 2023.
A Anda explicou que houve "quebra/ajustes" em torno de 3,90 milhões de toneladas. Este volume foi entregue ao mercado regular de fertilizantes minerais, usados em aplicações como adubos líquidos ou organominerais, além de outros usos industriais ou que se encontram em estoques não informados.
A associação explicou ainda, por meio da assessoria de imprensa, que "todos os anos são realizados ajustes nas estatísticas para acompanhar as especificidades do mercado, seja pela alocação dos fertilizantes entregues ou estocados".
A Anda acrescentou que a dinâmica do mercado tem mudado em vários aspectos, o que resulta em um ajuste maior nas estatísticas.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli