Expodireto Cotrijal: BASF leva soluções para driblar estiagem e altas temperaturas
Cultivares de soja mais resistentes a altas temperaturas e ao estresse hídrico e novas tecnologias para práticas mais eficientes no manejo de pragas e doenças, do início ao fim da produção. Essas são algumas ferramentas apresentadas pela BASF Soluções para Agricultura durante a Expodireto Cotrijal para apoiar os agricultores do Rio Grande do Sul nos desafios da safra de soja 2024/2025 - que já prevê quebras de produtividade por efeitos do clima. O evento reunirá inovações para a o setor agrícola em Não-Me-Toque (RS), entre os dias 10 e 14 de março.
Em mais um ano de La Niña, que pode provocar chuvas irregulares e reduzir a disponibilidade hídrica em momentos críticos para o desenvolvimento da soja, os produtores já percebem os efeitos da estiagem na região. A Agroconsult projeta que a produção gaúcha seja de 16 milhões de toneladas na safra 2024/2025, contra 20,5 milhões de toneladas no ciclo passado. Segundo a consultoria, a safra nacional de soja está estimada em 171,3 milhões de toneladas.
Conforme destaca o diretor de Marketing para o Sistema de Cultivo Soja da BASF Soluções para Agricultura no Brasil, Rafael Vicentini, o uso de tecnologias adequadas à realidade regional é fundamental para extrair o máximo potencial produtivo. “O clima é uma variável incontrolável. O que está ao alcance do agricultor é preservar a produção de outras formas, como o manejo de doenças ao longo da safra, uso de ferramentas digitais para monitorar a lavoura e boas práticas do plantio à colheita. Na BASF, nosso principal objetivo é apoiar o agricultor em todas essas frentes, de maneira integrada. Com nossas soluções e novos modos de ação para o manejo mais assertivo na lavoura, pensados por sistema de cultivo, queremos fortalecer o legado da agricultura brasileira”, afirma.
Credenz® e SoyTech™ apresentam variedades adaptadas à região
No que tange a escolha das cultivares de soja, o ideal é olhar para o ambiente de produção. Em anos com tendência de escassez ou má distribuição de chuva, segurança e estabilidade são ainda mais desejáveis. Cultivares de ciclo médio e tardio, com boa tolerância a altas temperaturas e de sistema radicular agressivo (quando a planta consegue criar raízes mais profundas e acessar a umidade do solo) certamente contribuirão. Durante o evento, a BASF levará lançamentos de suas duas marcas de sementes de soja: Credenz®, verticalizada, e SoyTech™, de licenciamento. As variedades SOYTECH 616 I2X e CZ15B99I2X serão destaques na Expodireto Cotrijal, além de outros lançamentos das marcas que estarão demonstradas no estande.
Fungicidas para manejo de doenças do início ao fim da safra
⦁ O portfólio de fungicidas da BASF é um dos destaques durante a Expodireto Cotrijal. Os fungicidas Belyan®, Blavity® e Keyra® atuam em diferentes momentos do ciclo da cultura da soja, a fim de defender o potencial produtivo da lavoura contra as principais doenças do cultivo - como ferrugem asiática, cercóspora e manchas foliares -, em cada fase de desenvolvimento das plantas. O trio forma o Escudo Verde da lavoura, nova estratégia de manejo completa recomendada pela empresa.
⦁ “O Keyra®, nosso último lançamento que chegou para formar o Escudo Verde, é uma tecnologia que ocupa lugar único no mercado por ter sido desenvolvida especialmente para as últimas aplicações na soja, com o propósito de conter os danos das doenças que mais tiram produtividade no final do ciclo. Acreditamos que conduzir uma lavoura de soja exige preparação, estratégia e resiliência em cada fase do cultivo, desde as primeiras aplicações. O Escudo Verde é uma estratégia flexível de manejo pensada para proteger o investimento do agricultor, principalmente em momentos de cenários adversos de clima, como o que estamos vendo atualmente no Rio Grande do Sul”, destaca a gerente sênior de Marketing de Soja da BASF Soluções para Agricultura, Patrícia Smirmaul.
⦁ Para as primeiras aplicações, a empresa recomenda Belyan®, um dos lançamentos com Revysol®, molécula exclusiva lançada globalmente pela BASF em 2020, que também está na formulação de Keyra®. Belyan® confere proteção no baixeiro da planta, promovendo um desenvolvimento saudável desde o início da soja com seletividade.
⦁ Já nas aplicações do meio do ciclo, Blavity® leva eficiência e baixa fitotoxicidade entre os fungicidas à base de Protioconazol + Fluxapiroxade para as folhas no terço médio, em que grande parte da produtividade é definida. E o ciclo de aplicações de fungicidas finaliza com Keyra® para proteger a produtividade da colheita e proporcionar alto rendimento.
Novas receitas de tratamento de sementes
Outra estratégia para proteger a produtividade é o tratamento de sementes: dados apontam que uma lavoura sem esse cuidado pode ter perdas que variam entre 10% e 40%. A BASF leva à Expodireto Cotrijal novas receitas de TS: o Standak® Prime (Standak® Top + Votivo® Prime, bionematicida), uma combinação que une o poder de um tratamento químico com a inovação de um biológico, promovendo sinergia entre as formulações e protegendo o vigor das sementes no solo para áreas de baixa pressão de nematoides. Já para regiões mais afetadas pelo problema, a aposta é a receita Standak® Prime + Ilevo, um nematicida químico aliado ao biológico.
Milho tem novo aliado contra a cigarrinha
A BASF se prepara para lançar, ainda no primeiro semestre de 2025, um inseticida que chega para apoiar os produtores em um dos maiores desafios atuais da agricultura. O inseticida Efficon® tem modo de ação inovador no mercado brasileiro, com o foco de que vai além de combater a cigarrinha e mosca-branca, pragas que vêm causando prejuízos milionários aos cultivos do milho, algodão e soja nos últimos anos. Quem passar pelo estande da BASF durante o evento poderá entender detalhes da nova solução, que já está em processo avançado de experimentação com inúmeros agricultores parceiros no Brasil e já possui registro para lançamento.
Ferramentas do xarvio® apoiam a otimização de recursos
Completando o portfólio, o público que visitar o estande da BASF na Expodireto Cotrijal poderá conhecer as soluções do xarvio® Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da BASF, e sua plataforma xarvio® FIELD MANAGER. Os destaques para a região são as ferramentas de Semeadura em Taxa Variável e Timing de Aplicação para manejo de fungicidas, soluções que têm o propósito de apoiar o agricultor a tomar decisões mais assertivas para o manejo de cada fase das culturas, desde o plantio até a colheita.
“O mapa de Semeadura em Taxa Variável, reflete as condições da área indicada pelo nosso exclusivo mapa de potencial produtivo, cujo histórico de imagens compiladas demandam de 2016, e mostra para os agricultores as diferentes zonas do talhão a fim de se ajustar a população de sementes plantadas de acordo com o potencial produtivo de cada área. Aliado ao plantio das sementes Credenz, já tivemos incrementos de produtividade de até 3,8%, na média brasileira, com a ferramenta. Com o uso desse mapa, o agricultor tem uma distribuição mais eficiente dos recursos, resultando em maximização da produtividade”, comenta Ricardo Arruda, gerente de Agronomia Tecnológica do xarvio® no Brasil.
Já o Timing de Aplicação foi desenvolvido para orientar os agricultores sobre o momento mais adequado na aplicação de fungicidas nas culturas do milho e da soja. Utilizando inteligência artificial e uma lógica agronômica bem definida, a solução recomenda ao agricultor ou ao agrônomo a melhor janela de aplicação para proteção das lavouras com uma média de 99% de performance e otimização no uso de insumos.
“Essa tecnologia não substitui a figura do agrônomo, mas é uma ferramenta poderosa para apoiar a tomada de decisões com base em dados em maiores escalas, potencializando a produtividade e a sustentabilidade. Além disso, errar o momento ideal de aplicação de fungicida pode custar até R$ 100 por hectare por dia aos produtores rurais. Com o Timing de Aplicação, o agricultor sabe exatamente quando fazer o manejo, reduzindo o risco de perdas e maximizando a eficiência de controle das doenças", reforça Arruda.
Expodireto Cotrijal 2024
Onde: RS 142, Km 24 - CEP 99470-000 - Não-Me-Toque – RS
Data: 10 a 14 de março de 2025
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli