Mapa recebe proposta do Plano Agrícola e Pecuário 25/26 da CNA
OMinistério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu o documento com a proposta do Plano Agrícola e Pecuário 2025/26, elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A entrega foi realizada nesta quinta-feira (24) pelo diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, ao secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos.
A proposta reúne dez pontos prioritários para o agronegócio e o produtor rural, com o objetivo de contribuir para a elaboração do Plano Safra 2025/26, que visa apoiar e financiar a produção agropecuária no Brasil.
Na ocasião, o secretário Guilherme Campos destacou a importância da parceria entre o Mapa e a CNA na construção do próximo plano. “É fundamental que a principal entidade do setor esteja ao lado do Ministério, trazendo suas preocupações e fazendo apontamentos, todos eles pertinentes, os quais serão considerados na concepção do Plano Safra. Tenho certeza de que será mais um grande plano”, afirmou.
Além da entrega do documento, os representantes discutiram as principais pautas e dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais, com foco na definição dos recursos para custeio, investimento e seguro rural. Para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), a proposta prevê uma maior abrangência, além de incentivar o financiamento por meio de linhas dolarizadas.
O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, ressaltou que o Mapa é o principal interlocutor dentro do Governo Federal para a apresentação das prioridades dos produtores rurais. Segundo ele, o documento foi elaborado com base em uma análise abrangente de todas as regiões do país. “Estamos dispostos a somar esforços com o Mapa para levar ao produtor rural a melhor proposta possível. Temos um amplo espaço para desenvolver medidas que aumentem a competitividade, garantindo que a política pública, que é essencial para o setor, chegue ao produtor de forma eficiente, sem se perder em custos de transação”, afirmou.
O documento foi construído em conjunto com federações de agricultura e pecuária, sindicatos rurais, produtores e entidades setoriais, a partir de encontros realizados com representantes das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano