China emite plano de prevenção e mitigação de desastres para garantir colheita estável de grãos
![]()
PEQUIM, 8 de maio (Reuters) - A China divulgou recentemente um plano de prevenção e mitigação de desastres para garantir uma colheita estável de grãos, pedindo grandes esforços em resposta à seca, às altas temperaturas e aos danos causados pelo calor, informou a emissora nacional CCTV na quinta-feira.
O plano, emitido em conjunto por quatro departamentos governamentais, estabeleceu cinco tarefas para prevenção e mitigação de desastres agrícolas durante a temporada de enchentes, o que também exige trabalho contra inundações e alagamentos, tufões e pragas.
O plano surgiu em um momento em que diversas áreas do país, incluindo a província chinesa de Henan, que produz cerca de um terço do trigo da China, estão enfrentando um longo período de seca.
Na terça-feira, a China também emitiu um alerta sobre condições severas de seca em regiões como Shaanxi, no noroeste da China, Jiangsu, no leste, e Guangxi, na parte sudoeste do país.
Gao Hui, meteorologista do Centro Nacional do Clima, disse que a seca está afetando os campos de trigo em várias regiões do norte da China devido à irrigação insuficiente, segundo uma reportagem da mídia estatal Xinhua.
Em algumas regiões do sudoeste da China, como Guangxi, Sichuan e Yunnan, o transplante de arroz está atrasado em comparação ao ano passado devido à seca, que também levou ao crescimento irregular de algumas plantas, disse a Xinhua.
Embora sejam esperadas chuvas em algumas partes da China esta semana, meteorologistas alertaram sobre mudanças repentinas entre seca e inundações, bem como efeitos adversos do tempo chuvoso e úmido na secagem e colheita do trigo.
A China foi a maior importadora mundial de trigo em 2022 e 2023, mas as importações despencaram no ano passado. Uma redução na produção de trigo pode levar o país asiático a aumentar as importações novamente para compensar o déficit.
Reportagem da Beijing Newsroom; Edição de Alex Richardson e David Evans
0 comentário
Exportações brasileiras aos EUA recuam pelo 4º mês consecutivo e desequilíbrio comercial entre os países se aprofunda, aponta Monitor da Amcham
Cotado a R$ 5,37/kg, pêssego nacional é o destaque da semana (08 a 12/12) no atacado da CEAGESP
Produtividade da cana exige manejos mais eficientes e novas soluções para frear perdas no campo
Tecnologias integradas aumentam produtividade e longevidade da cana corte após corte
Massey Ferguson apresenta soluções com foco no futuro na maior feira de tecnologia agrícola do mundo
Exportações de feijão batem recorde anual, enquanto mercado interno mantém ritmo lento, aponta indicador Cepea/CNA