Famato e Câmara de Comércio Brasil-Califórnia estreitamente laços para conexões o agronegócio mato-grossense
Na segunda-feira (19/05), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, recebeu em Cuiabá a visita institucional de Felipe Cusnir, presidente da Câmara de Comércio Brasil Califórnia (BCCC). O encontro marcou o início de uma abordagem estratégica entre Mato Grosso e os Estados Unidos, com foco na promoção de exportações, inovação e atração de investimentos em infraestrutura logística, energia e tecnologia voltadas ao agronegócio.
A agenda foi viabilizada por meio de uma articulação do escritório Nelson Wilians Advogados (NWADV), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT). A busca iniciativa conecta o setor produtivo mato-grossense ao ecossistema de inovação e comércio internacional norte-americano.
Durante uma visita, o superintendente do Sistema Famato, Cleiton Gauer, apresentou um panorama completo do agronegócio estadual, destacando a força econômica do setor, o perfil dos produtores, os sistemas produtivos adotados e os desafios enfrentados, principalmente fora da porteira. "O agro é o motor da economia e gera renda para o país. Embora haja espaço para evolução dentro das propriedades, os principais gargalos estão relacionados à infraestrutura e logística", observou Gauer.
Mato Grosso é o maior produtor de grãos do Brasil e detém o maior rebanho bovino do país, com aproximadamente 32 milhões de cabeças. A prática do plantio direto e o uso intensivo da terra, com possibilidade de duas safras ao ano, demonstram a eficiência do modelo produtivo mato-grossense.
Para o presidente da Famato, a aproximação com o BCCC é estratégica. "A visita do presidente da BCCC reforça a importância de estabelecermos parcerias internacionais que contribuem para o desenvolvimento sustentável do nosso agronegócio. A troca de experiências e a busca por inovação são fundamentais para mantermos Mato Grosso na liderança da produção agropecuária", afirmou Vilmondes Tomain.
Felipe Cusnir, presidente do BCCC, elogiou o potencial de Mato Grosso e defendeu a criação de uma ponte de inovação entre o estado e a Califórnia. "Estamos vendo a grandiosidade e a eficiência do agronegócio mato-grossense. Vemos uma oportunidade única de conectar o ecossistema de inovação da Califórnia com o setor produtivo de Mato Grosso, promovendo investimentos e parcerias que beneficiam ambos os lados", declarou.
Também participaram da reunião os diretores da Famato Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (Administrativo e Financeiro), além de Jéssica Gimenes, Gerente de Inovação e Agronegócio no Agrihub.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli