Exportações de tilápia dobram em faturamento e Aquishow Brasil promove painel para análise de oportunidades – especialmente nos EUA
O Brasil exportou 3.900 toneladas de peixes de cultivo – especialmente tilápia – no primeiro trimestre de 2025. Esse volume é 89% superior ao mesmo período do ano passado. Em receita (US$ 18,2 milhões), o crescimento foi de 112%. Destaque para os Estados Unidos, nosso mais importante cliente e o maior mercado consumidor do mundo, que adquiriu 95% de nossa tilápia (equivalente a 2.400 toneladas e US$ 16,2 milhões em receita).
"Esse resultado é maior ano após ano. Com isso, o Brasil – que exporta apenas 3% da produção – torna-se um fornecedor global cada vez mais importante e com um alvo certo: os Estados Unidos", informa Marilsa Patrício, diretora executiva do Aquishow Brasil 2025, o maior evento da aquicultura nacional, que será realizado em Minas Gerais pela primeira vez, nos dias 27 a 29 de maio de 2025.
O potencial das exportações de peixes – especialmente de tilápia – leva ao Aquishow Brasil a realização do painel “Mercado de Exportação para a Tilápia Brasileira”, no dia 29h05, às 13h30, no Castelli Master, em Uberlândia (MG).
Para abordar o tema, que desponta como uma oportunidade importante para a piscicultura brasileira, participe do painel dos seguintes especialistas:
Moderador: Hainnan Souza Rocha, mestre e doutorando em desenvolvimento pesquisador regional bolsista em economia agrícola na Embrapa Pesca e Aquicultura
“Exportação de Tilápia: Oportunidades, Ameaças e Movimentos do Mercado Internacional”: Jairo Gund, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA)
“Novos mercados – Os caminhos da exportação: Procedimentos, Padrões e Oportunidades”: Vinicius Orsi, diretor da Ayamo Global Foods
“Estratégias de Acesso para Aquicultores ao Mercado Internacional”: Juliano Kubitza, diretor da Fider Pescados (Grupo MCassab)
Com o slogan “Inovando e Crescendo com a Aquicultura”, o Aquishow Brasil 2025 reunirá todos os elos da cadeia produtiva para apresentação das mais modernas tecnologias em genética, insumos, equipamentos, serviços e produtos e conta com espaço para discussão dos temas mais importantes para a atividade, objetivando realização de negócios, trocas de informação e aperfeiçoamento das práticas de produção.
Além da exposição comercial, palestras e painéis, o Aquishow Brasil promove torneios (Tarrafeador de Ouro) e jogos de conhecimento (AquaQuiz). Outro destaque são as premiações especiais para considerar as pessoas que são importantes para o crescimento contínuo da aquicultura, como o Prêmio Inovação Aquícola e o Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura – Aline Brun e Geraldo Bernardino).
O Aquishow Brasil 2025 é realizado pela Peixe SP – Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União, tem patrocínio do Governo Federal, Ministério da Pesca e Aquicultura, Bahia Pesca, Caixa Econômica Federal, Codevasf, Faemg Senar e Sebrae e apoio da Prefeitura Municipal de Uberlândia, Sindicato Rural de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, Emater Minas Gerais e Núcleo Sindicato Rurais e Governo do Estado de Minas Gerais.
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