Agroindústria cresce 1,6% no primeiro trimestre, revela FGVAgro
Uma pesquisa sobre o volume de produção agroindustrial, do FGVAgro, revela que a Agroindústria cresceu 1,6% no primeiro trimestre deste ano frente ao mesmo período de 2024. No mês de março, a alta foi ainda maior 3,6% ante mesmo mês do ano anterior.
O resultado trimestral foi impulsionado pelo setor de Produtos Não-Alimentícios, cuja alta foi de 4,1%. Em contrapartida, o segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas contraiu 0,1%.
Já entre os resultados positivos do mês de março, o setor de Insumos Agropecuários registrou uma alta maior de 39,6%, está a nona expansão consecutiva, após um período longo de quedas sucessivas. Sendo o melhor mês de março para o setor da série histórica, iniciada em 2003. A explicação para esse excelente resultado se deve a redução dos preços dos nitrogenados e a razoável relação de troca para diversas culturas, que mantêm a demanda aquecida por esses produtos. Além da maior produção de defensivos, tratores e máquinas e adubos e fertilizantes.
Apresentaram quedas interanuais, em março/2025, os setores de Bebidas Alcoólicas (-1,7%), Biocombustíveis (-18,6%) e Fumo (-10,9%).
De acordo com o FGVAgro, o principal ponto a ser observado nos próximos meses será a capacidade da Agroindústria manter esse ritmo de crescimento frente às turbulências no mercado internacional e à desaceleração da economia brasileira.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli