Agroindústria cresce 1,6% no primeiro trimestre, revela FGVAgro
Uma pesquisa sobre o volume de produção agroindustrial, do FGVAgro, revela que a Agroindústria cresceu 1,6% no primeiro trimestre deste ano frente ao mesmo período de 2024. No mês de março, a alta foi ainda maior 3,6% ante mesmo mês do ano anterior.
O resultado trimestral foi impulsionado pelo setor de Produtos Não-Alimentícios, cuja alta foi de 4,1%. Em contrapartida, o segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas contraiu 0,1%.
Já entre os resultados positivos do mês de março, o setor de Insumos Agropecuários registrou uma alta maior de 39,6%, está a nona expansão consecutiva, após um período longo de quedas sucessivas. Sendo o melhor mês de março para o setor da série histórica, iniciada em 2003. A explicação para esse excelente resultado se deve a redução dos preços dos nitrogenados e a razoável relação de troca para diversas culturas, que mantêm a demanda aquecida por esses produtos. Além da maior produção de defensivos, tratores e máquinas e adubos e fertilizantes.
Apresentaram quedas interanuais, em março/2025, os setores de Bebidas Alcoólicas (-1,7%), Biocombustíveis (-18,6%) e Fumo (-10,9%).
De acordo com o FGVAgro, o principal ponto a ser observado nos próximos meses será a capacidade da Agroindústria manter esse ritmo de crescimento frente às turbulências no mercado internacional e à desaceleração da economia brasileira.
0 comentário
Plano de negócios para expansão fortalece cooperativa e amplia oportunidades para produtores
Advogados pedem autorização para Bolsonaro se internar na quarta e passar por cirurgia na quinta
Wall St abre em baixa com alta de rendimentos após dados do PIB
Bolsonaro cancela entrevista ao Metrópoles por questões de saúde
Principais BCs realizam em 2025 maior movimento de afrouxamento em mais de uma década
Rússia levanta preocupações com EUA sobre ações na Venezuela, dizem agências de notícias russas