Produtores gaúchos levam mais de 500 tratores a Passo Fundo/RS ainda pleiteando socorro ao agro

Publicado em 06/06/2025 12:52 e atualizado em 16/06/2025 08:41

Tratoraço - Passo Fundo (2)

Logotipo Notícias Agrícolas

A sexta-feira, 6 de junho de 2025, é marcada por um tratoraço dos produtores rurais gaúchos em Passo Fundo. Segundo as lideranças do Movimento da Securitização das Dívidas Rurais.mais de 500 tratores estão na cidade, concentrados nas proximidades do Banco do Brasil. "E se não resolverem, vamos de Passo Fundo a Porto Alegre. Vai ser o estado inteiro, porque o problema do produtor está em todo estado", afirmou Lucas Scheffer. "A gente precisa ser ouvido". 

Veja no vídeo abaixo seu relato na íntegra:

Abaixo, veja imagens do tratoraço em Passo Fundo:

Tratoraço - Passo Fundo (3)

Tratoraço - Passo Fundo (1)

 

Tratoraço - Passo Fundo

Scheffer complementou dizendo que o sentimento é de abandono entre os agricultores do estado. "E se não for feito nada, vamos continuar sem nada. Quanto maior a pressão, mais rápido isso vai se resolver. A partir da semana que vem, temos que intensificar as manifestações. Ou, em alguns dias estaremos na época de plantio e o produtor sem dinheiro para plantar, endividado. A cada dia perdido o problema se agrava ainda mais". 

Na sequência, as imagens são de Tio Hugo, outra região que tem sido um ponto importante de concentração dos produtores desde o início das mobilizações:

Tratoraço - Tio HUgo (1)

Tratoraço - Tio HUgo (3)

Os produtores rurais do Rio Grande do Sul, que estão mobilizados há mais de 20 dias,  continuam focados em dois pleitos centrais: a prorrogação dos vencimentos que já ocorrem desde março e a securitização de suas dívidas. Na última semana, o Conselho Monetário Nacional votou e trouxe as diretrizes para a prorrogação das dívidas, porém, apenas apontaram mudanças no Manual do Crédito Rural e em pouco ou nada alteraram o cenário para o agricultor do estado. Na ocasião, o senador Luiz Carlos Heinze afirmou que o voto do CMN "trouxe mais frustração do que alívio". 

Nesta sexta-feira, pelas redes socias, a produtora rural e outra líder dos movimentos, Luciane Agazzi, foi taxativa. "Não recuaremos. O estado está mobilizado por tempo indeterminado, e cada dia será maior! Nós não desistiremos: SECURITIZAÇÃO JÁ!". 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • LEANDRO M GRANELLA GETÚLIO VARGAS - RS

    Ùnica Potencia do Agro que não tem seguro e política de garantias de preços descente, aí gera endividamento e única solução é prorrogar dívidas,

    0
  • Elvio Zanini Sinop - MT

    Govêrno que não Dá Valor ao Produtor de Alimentos, Não

    Se Preocupa ;Nem com os Avós e Menos com As crianças, que porventura necessitam de Leite, e os Alimentos de Primeira Necessidade, Nada Cai do Ceu e Menos com Diretrizes Governamentais.

    0
    • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

      Acredito na Lei do retorno e muita gente desse governo vai cair.

      0