Câmara Setorial deFlores e Plantas Ornamentais do Estado de SP será reativada na quarta-feira (25)
A cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais do Estado de São Paulo ganhará um novo impulso institucional no próximo dia 25 de junho, quarta-feira, com a reativação oficial da Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo. A conferência será realizada às 15h, no auditório do Ceaflor, em Jaguariúna. O objetivo é manter um espaço permanente de diálogo entre o Governo do Estado e a iniciativa privada para debater demandas regionais e propor soluções estruturantes para o setor. A reativação da Câmara Setorial foi um trabalho articulado pelo Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), com apoio da Coordenação das Câmaras Setoriais e Temáticas da Agricultura de SP, atualmente liderada por José Carlos de Faria Cardoso Jr.
O setor de flores e plantas ornamentais do Estado responde por aproximadamente 80% do volume comercializado em nível nacional. É, desta forma, um dos grandes destaques da agricultura paulista por gerar cerca de 130 mil empregos diretos e um PIB estadual de R$ 8,4 bilhões, o que representa 37% do PIB nacional do setor, segundo dados do CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Universidade de São Paulo). Ao todo, o setor movimenta um PIB de R$ 23,2 bilhões e vem registrando um crescimento expressivo nos últimos anos, com taxas anuais entre 8% e 10%. A importância estratégica é reconhecida e vem sendo defendida pelo secretário da Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai, que se destaca por sua gestão comprometida e pelo diálogo constante com os diversos segmentos do agronegócio paulista. Entre os avanços recentes conquistados com forte atuação de entidades como o Ibraflor estão a revogação do ICMS - Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços - sobre flores e plantas no Estado de São Paulo; a solução para as restrições no cultivo de oliveiras e, mais recentemente, os entraves relacionados à produção de murtas. Esses casos evidenciam a necessidade de um fórum estadual ativo e representativo, capaz de articular ações de forma rápida e eficaz. "A reativação da Câmara Setorial é uma conquista estratégica para toda a cadeia de flores e plantas ornamentais. É nesse espaço que vamos construir, em conjunto com o poder público, políticas mais eficazes, sustentáveis e alinhadas com a realidade do nosso setor", destaca Jorge Possato Teixeira, presidente do Ibraflor.
Posse
O presidente da Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de SP, empossado na solenidade de reativação, será o produtor Clodoaldo Hergert (Sítio Raio de Sol – Limeira/SP), permissionário do Ceaflor. O evento contará com a participação de representantes das Secretarias de Agricultura (SSA/SP) e de Desenvolvimento Econômico (SDE/SP), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Defesa Agropecuária (CDA/SAA-SP) e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), entre outros órgãos ligados ao agronegócio paulista. As Câmaras Setoriais são reconhecidas como fóruns de grande relevância para a formulação de políticas públicas para cada setor da economia. Eles permitem a interlocução direta entre os produtores, representantes do governo, pesquisadores e entidades de classe, promovendo a integração de propostas, o fortalecimento da cadeia produtiva e a harmonização de interesses.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 06-12-2025
Rotação de Culturas Podcast #25 - Inovar sem perder tração: Qual o movimento inteligente?
Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano
Taxas dos DIs disparam com anúncio de que Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para ser candidato
A terra que resiste: a luta de produtores rurais contra a insegurança em Campinas e Região, interior de São Paulo
Episódio 4 - Benefícios e diferenciais de Verango® Prime contra os nematóides