Senar-MT amplia assistência técnica em Nova Monte Verde com 15 novas propriedades de bovinocultura de corte
A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), validou no dia 17 de junho mais uma solicitação do Sindicato Rural de Nova Monte Verde para a formação de uma nova turma de pecuaristas de bovinocultura de corte. A partir de agosto, 15 novos produtores passarão a receber atendimento especializado, com foco em melhorar a gestão e a produtividade das propriedades.
O supervisor da ATeG no Senar-MT, Marcelo Nogueira, esteve no município para formalizar a nova turma e destacou o compromisso da instituição em responder à crescente demanda dos produtores regionais da região. "O trabalho desenvolvido em Nova Monte Verde é uma das referências no estado. A atuação do sindicato é decisiva para mobilizar os produtores, e o resultado é visível: propriedades mais produtivas, com gestão eficiente e foco no desenvolvimento sustentável. A validação dessa nova turma reforça nosso objetivo de levar conhecimento técnico de qualidade ao campo", afirmou Marcelo.
Durante a reunião que confirmou a nova turma, o presidente do Sindicato Rural, Edivar Alves Teixeira, aprovou convocar os produtores da região para participarem de uma nova frente de trabalho: a piscicultura. A proposta é formar uma turma com cerca de 25 pessoas interessadas que atuam ou desejam iniciar a criação de peixes.
"Estamos colhendo os frutos da parceria com o Senar-MT. Os resultados têm sido tão positivos que os próprios produtores nos procuram para solicitar novos grupos. A piscicultura é uma atividade com grande potencial aqui na região e já temos uma lista de específicos. Com união, vamos seguir ampliando esse projeto que está transformando o campo", declarou Edivar.
Atualmente, Nova Monte Verde conta com 90 propriedades atendidas pela ATeG: 30 na produção de leite, 30 na cafeicultura e agora dois grupos de bovinocultura de corte, com 15 propriedades cada. Com a nova turma de corte e a futura frente na piscicultura, a previsão é que o município alcance 120 propriedades assistidas até o final de 2025.
A ATeG do Senar-MT é reconhecida por oferecer um atendimento técnico gratuito, com visitas mensais às propriedades, orientações específicas para cada realidade produtiva e apoio na gestão rural. A iniciativa tem sido fundamental para desenvolvimento sustentável no meio rural mato-grossense, com ganhos reais em renda, produtividade e qualidade de vida dos produtores.
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano