2C Energia Inaugura 1ª Usina Solar em Brazlândia (DF)
A 2C Energia, resultado da parceria estratégia entre a CZ (Czarnikow) e a CMAA, empresas líderes no mercado de açúcar, etanol e energia, anuncia a inauguração de sua primeira usina solar, em Brazlândia (DF), no dia 25.
O complexo, com capacidade instalada de 2,7 MW, será capaz de atender cerca de 4 mil pessoas na região do Distrito Federal, demonstrando o compromisso da empresa com a expansão da matriz energética renovável no Brasil.
“Ao inaugurar nossa primeira usina, reafirmamos a missão de acelerar a transição energética no Brasil por meio da excelência operacional, investimentos em tecnologia de ponta e um forte compromisso com a sustentabilidade”, diz Tiago Medeiros, Diretor da CZ.
O evento representa o início de uma jornada mais ambiciosa: a 2C Energia já possui oito usinas em construção em diversos estados e duas em desenvolvimento greenfield, somando 400MW de capacidade de geração e um expressivo volume de investimentos. Cerca de 40 MW serão direcionados à geração distribuída.
Outros dois complexos, além da unidade de Brazlândia, devem entrar em operação no mês de junho, em São Paulo e no Mato Grosso. O complexo de Tupi Paulista (SP) terá capacidade instalada de 6,8 MW. No Mato Grosso, será inaugurada a usina de Araputanga, com capacidade de 3,4 MW.
"A 2C veio para trazer ainda mais inovação ao setor de geração de energia, entregando excelência em todos os nossos projetos e reforçando a confiança de nossos acionistas. Buscamos parcerias sólidas e de longo prazo com grandes empresas, como a WEG, nossa fornecedora de engenharia e equipamentos. Além disso, as plantas serão arrendadas em contratos de longo prazo com empresas Triple A”, diz Gabriela Andri, Head de Energia da CZ e Diretora da 2C Energia.
No Maranhão, a 2C Energia está à frente da construção de um complexo solar de 350 MW. A planta irá fornecer energia para a produção de hidrogênio verde, que será utilizado na fabricação de biofertilizantes no Matopiba (região formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), considerada a nova fronteira agrícola brasileira.
A 2C Energia também está implementando usinas solares no Pará, Piauí, Goiás e Minas Gerais, consolidando-se como um dos principais players do mercado nacional.
“Na 2C Energia, investimos em tecnologias — como sensores inteligentes, algoritmos de IA e IoT —que posicionam nossas usinas entre as mais modernas do país. Além disso, buscamos parcerias com terceiros que buscam cada vez mais a modernização, automatização e digitalização dos processos. Essas soluções ampliam a eficiência, reduzem custos e riscos operacionais, garantindo maior previsibilidade e segurança na geração de energia limpa”, diz Clarissa Petrachini Gonçalves, Gerente de Energia da CZ.
Em todas as unidades, a 2C Energia adota tecnologias de ponta que impulsionam a eficiência e a inteligência operacional das usinas. As plantas contam com sensores IoT e softwares de monitoramento avançado, que permitem análise preditiva e respostas automatizadas a possíveis falhas, além de algoritmos de inteligência artificial para previsão de geração e otimização da operação.
Em alguns projetos, há ainda a previsão de integração com uso de gêmeos digitais (digital twins), o que permite simular cenários operacionais e aprimorar decisões estratégicas em tempo real. Além disso, são utilizados sistemas de monitoramento avançados que possibilitam a identificação precoce de falhas e a otimização contínua da produção energética.
O pilar da sustentabilidade também é de vital importância para a 2C Energia, refletindo-se diretamente em ações e decisões corporativas, com especial atenção à preservação do meio ambiente.
Projetos como o da usina de Sete Lagoas (MG) exemplificam esse compromisso. No canteiro de obras, a preservação do faveiro de Wilson — árvore nativa de Minas Gerais atualmente em situação de risco — foi elevada à prioridade, com iniciativas que envolvem mapeamento do habitat e monitoramento ambiental constante.
Esse tipo de cuidado evidencia o modus operandi da 2C Energia, em que a excelência operacional e a busca por bons resultados se unem à responsabilidade socioambiental na construção de um caminho transformador para o país.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli