Missão do Mapa à China buscou aprofundar o diálogo sobre a sustentabilidade e a cooperação entre os dois países

Publicado em 24/06/2025 18:04
A visita possibilitou a troca de experiências e de informações técnicas e uma maior aproximação com instituições chinesas de excelência

Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participaram, de 15 a 21 de junho, de missão institucional em Pequim e Xangai, na China. Organizada em colaboração com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e a World Resources Institute (WRI – Brasil), a viagem teve o propósito de aprofundar o diálogo bilateral entre os dois países sobre a sustentabilidade no setor agropecuário. 

Chefiada pelo secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Pedro Neto, a missão pretendeu promover o intercâmbio de conhecimentos e uma maior aproximação com instituições chinesas de excelência nas áreas de pesquisa, inovação e formulação de políticas públicas.  

De acordo com Neto, a troca de experiências e de informações técnicas vão permitir uma maior compreensão das tendências e motivações de empresas, consumidores e formuladores de políticas públicas chineses. “Esta será a primeira etapa de um processo de cooperação para a construção de protocolos de sustentabilidade agrícola com reconhecimento mútuo entre Brasil e China, relacionados à produção e comercialização de produtos agropecuários”, destacou o secretário. 

Na programação, foram realizados encontros com instituições chinesas de referência, como a Academia de Ciências Agrárias da China (CAAS), a Academia de Ciências da China (CAS), a Universidade Agrícola da China (CAU) e o Ministério do Meio Ambiente chinês.  

As visitas possibilitaram o levantamento de informações sobre as práticas sustentáveis adotadas por empresas chinesas, incluindo estratégias, como a produção de soja de baixo carbono e carne carbono neutro, ações de pesquisa e desenvolvimento e instrumentos financeiros e regulatórios relevantes.  

Pelo Mapa, participaram da missão os assessores especiais do gabinete do ministro, Carlos Ernesto Augustin e Vanessa da Fonseca Pereira; os adidos agrícolas, Leandro Feijó e Jean Felipe Gouhie; o assessor de Relações Internacionais da Embrapa, Paulo Duarte; o pesquisador da Embrapa Soja, Henrique Debiasi; e os analistas da Embrapa Meio Ambiente e Pecuária Sudeste, Renan Novaes e André Novo, respectivamente.  

A comitiva brasileira contou, ainda, com a participação da segunda-secretária da Embaixada do Brasil na China, Isadora Loreto da Silveira. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário