TJMT confirma vitória da Aprosoja MT contra cobrança indevida de royalties da Bayer

Publicado em 25/06/2025 15:50 e atualizado em 25/06/2025 17:35

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) obteve importante vitória no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) nesta quarta-feira (25.06) que, por unanimidade, negou provimento ao recurso de apelação interposto pela Bayer, mantendo a sentença de primeiro grau que reconheceu como indevida a cobrança de 2/3 dos royalties relativos à biotecnologia Intacta.

A decisão judicial também assegura a restituição dos valores pagos indevidamente pelos produtores rurais, consolidando o entendimento de que não há respaldo legal para a cobrança de royalties sobre tecnologias cuja proteção patentária superou 20 anos, conforme a Lei de Propriedade Industrial.

Com a confirmação da sentença, o Judiciário reforça a necessidade de transparência nas relações contratuais envolvendo biotecnologia e reconhece a atuação firme da Aprosoja MT na defesa dos interesses dos agricultores mato-grossenses. 

Posicionamento Bayer

A Bayer informa que tomou conhecimento acerca do indeferimento da apelação da decisão do Tribunal de Primeira Instância referente a ação judicial que visa corrigir os termos de certas patentes relacionadas à tecnologia de soja INTACTA RR2 PRO®. Essa decisão é passível de recurso e confiamos na revisão pela Instância superior. 

É importante ressaltar que não há mudanças nos princípios fundamentais do nosso modelo de negócios, incluindo o sistema de testes legais e cobrança nos Pontos de Entrega (PODs).  

A tecnologia INTACTA RR2 PRO® continua protegida por direitos de propriedade intelectual, incluindo patentes concedidas e válidas no Brasil e no exterior. A Bayer segue confiando no sistema jurídico que protege os direitos de propriedade intelectual.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Aprosoja MT e Bayer

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário