Governo Federal realiza reunião com representantes do agro brasileiro
Nesta terça-feira (15), o Governo Federal reuniu o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais com os principais representantes do setor produtivo do agronegócio brasileiro. O objetivo é avaliar o impacto e buscar soluções frente às tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, ressaltou o empenho nas negociações e o compromisso do Governo Federal em promover o diálogo e atuar de forma conjunta para reverter esse cenário. Além da articulação política e institucional, ele destacou a importância de mobilizar também o setor empresarial, contando com o apoio de cada agente em seu segmento e de seus congêneres nos Estados Unidos — exportadores, importadores e demais integrantes da cadeia produtiva.
“A reunião foi muito proveitosa. Pudemos ouvir deles a reafirmação do compromisso com o diálogo, que é o compromisso do presidente Lula, para promover o diálogo e trabalhar juntos a fim de reverter este quadro.”
Leia mais:
+ Brasil sobe tom em resposta aos EUA e diz que soberania jamais entrará em negociação de tarifa
+ FPA: cautela e diplomacia firme diante da tarifa de 50% imposta pelos EUA ao Brasil
Já o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância do diálogo. “Estamos realizando essa conversa aberta com as entidades representativas do setor para entender as angústias e os anseios. Vamos intensificar a busca por alternativas. O diálogo está aberto da parte brasileira.” Fávaro ainda reforçou que é determinação do presidente Lula a retomada da boa diplomacia brasileira.
O encontro contou com representantes dos setores da indústria de alimentos, do café, de sucos, de frutas, de pescados, de carnes e de mel. Também participaram os ministros da Casa Civil, Rui Costa; de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann; dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Estiveram presentes ainda a embaixadora Maria Laura da Rocha; o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello; o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua; e o secretário de Imprensa da Secom/PR, Laércio Portela.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli