EUA consideram isenção de tarifas para produtos brasileiros não cultivados no país
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, revelou nesta terça-feira (29) que alguns produtos que não são fabricados internamente, como manga, cacau, café e abacaxi, poderão ter isenção de tarifas. “Os Estados Unidos não produzem esses produtos. Então, poderiam entrar com tarifa zero”, disse em entrevista a CNBC Internacional. Ele também informou que o presidente Donald Trump deve tomar decisões relevantes sobre acordos comerciais ainda esta semana, com prazos estabelecidos para o restante do mundo até a próxima sexta-feira. O Brasil, por sua vez, pode enfrentar uma tarifa de 50% a partir do dia primeiro de setembro, o que pode impactar significativamente as exportações brasileiras.
Lutnick também abordou as negociações em curso entre os Estados Unidos e a União Europeia, que envolvem tarifas sobre aço e alumínio, além de regulamentações relacionadas a serviços digitais. Além disso, o secretário destacou a importância dos produtos farmacêuticos nas discussões com a UE, mencionando a tarifa de 15%. Ele também antecipou que Trump deve apresentar sua nova política farmacêutica nas próximas duas semanas, o que poderá influenciar o cenário comercial entre os dois blocos.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli