Emater/RS-Ascar destaca cenário e oportunidades para trigo e soja em eventos de pesquisa em Passo Fundo
O Fórum Nacional do Trigo e Soja 2025, a 17ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale e a 44ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul foram realizados, de terça a quinta-feira (12 a 14/08), na Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo. Promovidos pela Embrapa e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), os eventos aprovaram 135 trabalhos científicos para apresentação, abordando novas cultivares, avanços tecnológicos no manejo, assim como tiveram espaço para avaliação das últimas safras e projeções para as próximas.
A Emater/RS-Ascar participou das programações, contribuindo com análises sobre as cadeias produtivas e o cenário das culturas no Estado. Segundo o diretor técnico da Instituição, Claudinei Baldissera, o trigo ocupa hoje a maior área cultivada no inverno gaúcho, com cerca de 1,2 milhão de hectares nesta safra. Ele destacou que a Emater/RS-Ascar levou ao debate informações sobre crédito rural, custo de produção, tendências de mercado e potencial de crescimento dos cereais de inverno, especialmente o trigo. “Temos espaço para ampliar o cultivo, com oportunidades cada vez mais bem posicionadas, impulsionadas por avanços da pesquisa agropecuária e pelo desenvolvimento de variedades resistentes a pragas e doenças, alinhadas às exigências do mercado”, afirmou.
Já o assistente técnico estadual na área de Culturas da Emater/RS-Ascar, Alencar Paulo Rugeri, apresentou um panorama da safra da soja nos últimos anos, incluindo aspectos de produção e preços. Ele reforçou a importância da gestão, do planejamento e do profissionalismo como pilares para a sustentabilidade da atividade. “Sem esse tripé, o produtor enfrenta mais dificuldades. E aqui, vemos que entidades e empresas compartilham essa mesma visão”, pontuou.
Ainda na terça-feira (12/08), o engenheiro agrônomo, Ronaldo Carbonari, participou de uma mesa redonda com o tema “Do potencial à potência: como tornar o trigo um grande negócio de país, representando o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz.
Para o pesquisador da Embrapa Trigo Ricardo Lima de Castro, que avaliou a realização conjunta dos eventos, a integração entre trigo e soja é estratégica. “Tivemos nos últimos anos frustrações de safra no verão pela seca e, em alguns períodos, excesso de chuva afetando o trigo. A discussão conjunta ajuda a entender a complementaridade das culturas no sistema produtivo, contribuindo para rentabilidade, sustentabilidade e resiliência diante das mudanças climáticas”, afirmou.
De acordo com os organizadores, os resultados das pesquisas apresentadas serão registrados nos anais dos eventos e na atualização das publicações com informações técnicas para o cultivo.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli