México deve liberar mais frigoríficos do Brasil para exportação de carne bovina, diz secretário
![]()
Por Kylie Madry
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Autoridades do México darão início a auditorias de 14 frigoríficos brasileiros no próximo mês para liberá-los para enviar exportações ao México, disse à Reuters Luis Rua, secretário de comércio do Ministério da Agricultura do Brasil.
Em agosto, o México ultrapassou os Estados Unidos como o segundo maior comprador de carne bovina do Brasil, com a entrada em vigor das tarifas norte-americanas sobre produtos brasileiros. O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo.
"Haverá uma auditoria em setembro, a agência sanitária do México irá ao Brasil e esperamos que em breve esses 14 (frigoríficos) sejam aprovados", disse Rua à Reuters à margem de um evento na Cidade do México.
A notícia foi divulgada pela primeira vez pelo jornal O Estado de S.Paulo. De acordo com a reportagem, as plantas pertencem a grandes frigoríficos, como Marfrig, JBS e BRF.
Analistas disseram que as tarifas dos EUA devem remodelar o comércio de carne bovina, especulando que a carne bovina poderia ser enviada através do México ou de outros países antes de chegar aos EUA.
O ministro da Economia do México, Marcelo Ebrard, disse à Reuters que "não era o plano" que o aumento dos embarques de carne bovina do Brasil chegasse aos EUA.
A aprovação das plantas se somaria às 35 plantas já autorizadas a exportar para o México, explicou Rua.
O Ministério da Agricultura do México, que opera a agência sanitária, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
(Reportagem de Kylie Madry)
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano