OMC reduz previsão de crescimento do comércio global para 0,5% no próximo ano
![]()
GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial do Comércio reduziu nesta terça-feira sua previsão de crescimento do volume do comércio global de mercadorias em 2026 para 0,5%, citando os impactos esperados das tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Isso representa uma revisão significativa em relação à estimativa anterior de agosto, de expansão de 1,8%.
"As perspectivas para o próximo ano são mais sombrias... Estou muito preocupada", disse a diretora-geral Ngozi Okonjo-Iweala a repórteres em Genebra.
No entanto, ela disse que o sistema comercial mundial está mostrando resiliência, com o sistema multilateral baseado em regras proporcionando alguma estabilidade em meio à turbulência comercial.
Para 2025, a OMC atualizou sua previsão para o volume de comércio global para 2,4%, de 0,9% anteriormente, impulsionado principalmente pela antecipação das importações para os Estados Unidos antes dos aumentos de tarifas e do crescimento do comércio de produtos relacionados à IA.
As decisões tarifárias de Trump desde que assumiu o cargo em janeiro chocaram os mercados financeiros e provocaram uma onda de incerteza na economia global.
Em 7 de agosto, Trump impôs tarifas mais altas sobre as importações de dezenas de países, deixando importantes parceiros comerciais, como Suíça, Brasil e Índia, lutando por um acordo melhor, enquanto a UE fechou um acordo que estabeleceu tarifas de 15% sobre a maioria das importações.
(Reportagem de Olivia Le Poidevin)
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano