Aprovada a prorrogação do prazo para a realização do georreferenciamento de imóveis rurais
O georreferenciamento de imóveis rurais, instrumento essencial para garantir segurança fundiária e regularização de terras no Brasil, poderá ter novo prazo para ser implementado. A proposta assegura que produtores consigam cumprir a exigência legal sem comprometer suas atividades econômicas.
Autora do projeto de lei (PL 1294/2025), a deputada Daniela Reinehr (PL-SC), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), destaca que, embora a medida seja fundamental, ainda existem entraves que impedem sua execução plena.
“A implementação tem enfrentado desafios significativos, como a falta de profissionais qualificados, altos custos para os proprietários rurais e dificuldades técnicas em determinadas regiões do país. A proposta ajusta esses pontos”, afirmou a parlamentar.
Relator da matéria, o deputado Thiago Flores (Republicanos-RO), também integrante da FPA, reforçou que já se passaram mais de vinte anos desde o início da implementação e, ainda assim, permanecem obstáculos técnicos, operacionais e econômicos.
“Esse cenário indica que a solução mais adequada e juridicamente segura é estabelecer um novo marco temporal para o início da exigência do georreferenciamento e conferir clareza normativa”, explicou o deputado.
A prorrogação também permitirá que o INCRA e demais órgãos competentes adotem soluções para agilizar o processo, garanta segurança jurídica e minimize impactos negativos sobre os proprietários rurais.
0 comentário
Falta de demanda pressiona e preços da ureia recuam no mercado internacional
Exportações de grãos da Rússia por via marítima dobram em abril
Ibovespa avança com negociações no Oriente Médio sob holofote em dia de feriado nos EUA
Dólar opera abaixo dos R$5,00 com otimismo sobre acordo entre Irã e EUA
Dólar à vista cai 0,51%, a R$5,0031 na venda, nos primeiros negócios do dia
BC diz que materialização de risco aumentou no crédito às famílias