Congresso reage à decisão do STF sobre caça de javalis e tenta garantir autonomia dos estados
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de julgar se os estados podem autorizar a caça de espécies exóticas invasoras, como os javalis, provocou reação imediata no Congresso Nacional. Parlamentares ligados ao agronegócio se mobilizam para aprovar com urgência projetos de lei que transferem aos governos estaduais a competência para o controle dessas espécies, hoje concentrada no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Em setembro, o STF reconheceu a repercussão geral de um recurso contra uma lei de São Paulo que discute o alcance da autonomia dos estados na regulamentação da caça de animais exóticos invasores. Isso significa que a decisão que vier a tomar deverá ser seguida por todas as instâncias da Justiça. O julgamento, no entanto, ainda não tem data definida, mas parlamentares do agro já têm certeza de que o STF tentará dificultar o controle desse tipo de animal.
Em resposta à insegurança jurídica gerada pelo impasse judicial e à preocupação do setor agropecuário, a bancada do agro quer dar prioridade à votação de uma proposta que propõe delegar aos estados, Distrito Federal e municípios a competência para definir regras para o controle de espécies consideradas nocivas, como o javali.
Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli