Outubro Rosa: Trabalhadoras rurais enfrentam desafios para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
Fonte: Arquivo pessoal
![]()
O câncer de mama é o tipo que mais mata, principalmente mulheres, no Brasil. O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização, que tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Quando detectado no início, a chance de cura é superior a 90%, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Mas, para as mulheres que vivem em áreas rurais do Brasil, o combate ao câncer de mama enfrenta desafios complexos, que se agravam com as desigualdades de acesso à saúde. Por conviverem com intensas demandas e uma rotina pesada no campo, muitas mulheres acabam por negligenciarem os exames preventivos e os cuidados essenciais. Esses obstáculos resultam então em diagnósticos mais tardios e piores desfechos, em contraste com a população urbana.
Segundo o ginecologista e mastologista do Hospital PUC-Campinas, Júlio César Gomes, a falta de acesso ao serviço de saúde é fator crítico associado ao diagnóstico tardio da doença, impactando assim negativamente na sobrevida. "Não existe intervenção redutora de risco para mulheres com risco habitual. Os fatores de risco são: antecedente familiar de câncer de mama, primiparidade tardia, poucos filhos. As dietas aditivas ou restritivas pouco fazem para diminuir o risco. O que se preconiza é a mamografia anual a partir dos 40 anos para todas as mulheres. Essa intervenção diminui de forma significativa a mortalidade pela doença", explicou o médico.
É fundamental aumentar a conscientização no meio rural dos riscos da doença. Fortalecendo a prevenção e o cuidado com a saúde feminina, unindo conscientização, diagnóstico precoce e o fortalecimento de redes de apoio às mulheres.
Há 3 anos, a Cooprima (Cooperativa Agroindustrial de Mulheres da Agricultura Familiar), sediada no município de Primavera, no estado do Pará, criou um Comitê de mulheres para realização de campanhas e ações focando a prevenção ao câncer de mama. "Tivemos uma cooperada que faleceu da doença. Criamos então o comitê para assegurar informação e contribuir para prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa é um mês para lembrar, mas temos o ano inteiro para se cuidar. O segredo da vida é amar e valorizar o que temos, e a prevenção é o melhor caminho. Essa é a minha mensagem para todas as mulheres que trabalham no campo e que, de certa forma, não se preocupam com a prevenção, que é fundamental para ter a cura até 95%", alertou a presidente da cooperativa, Joelma Nunes.
Agro em conscientização: O Notícias Agrícolas se une à campanha mundial de prevenção ao câncer de mama.
No agronegócio, a força e a dedicação das mulheres estão presentes em todos os elos da cadeia produtiva: seja no campo, nos escritórios e nas redações. Por isso, esta causa também é nossa.
Reforçamos a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que salvam vidas e permitem que cada mulher continue colhendo os frutos do seu trabalho e dos seus sonhos.
Nós apoiamos essa causa e convidamos todos a espalharem informação, cuidado e solidariedade.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli