Clima favorece plantio de grãos de inverno na Europa
![]()
PARIS (Reuters) - A semeadura de grãos de inverno avançou rapidamente em grande parte da Europa, ajudada por um clima mais seco do que no início das duas últimas campanhas, que foram atingidas pela chuva, e aumentando a perspectiva de uma área plantada estável, apesar dos baixos preços de mercado, segundo analistas.
Um início de outubro seco permitiu a semeadura generalizada antes da previsão de condições mais úmidas a partir desta semana, o que deve favorecer a umidade do solo para o desenvolvimento da cultura.
Isso poderia manter a área com trigo "soft", a principal cultura de cereais da Europa, relativamente estável, disse Erick Kambayeko, analista de culturas da Expana.
A empresa espera mais variação para a canola plantada mais cedo, que pode ganhar área devido às margens melhores do que as dos cereais, e para a cevada de primavera e o milho plantados mais tarde, que podem perder terreno.
As condições favoráveis contrastam com as semeaduras interrompidas pela chuva em 2023 e 2024, embora o final mais seco do outono do ano passado tenha ajudado na recuperação do trigo e da cevada.
Na França, os agricultores haviam semeado mais da metade da área esperada de trigo "soft" e quase três quartos da cevada de inverno até 20 de outubro, avançados ante a média de cinco anos, de acordo com o escritório agrícola FranceAgriMer.
"Vemos janelas de semeadura bastante favoráveis para o trigo e a cevada de inverno", disse Kambayeko. "Na maioria dos casos, há umidade suficiente sem excesso de água."
A área de trigo "soft" e cevada de inverno pode aumentar ligeiramente na França, embora se espere que a canola tenha ganhos maiores, acrescentou.
Na Alemanha, o plantio está quase concluído.
"As semeaduras estão quase concluídas dentro do cronograma, com exceção das áreas a serem semeadas após a colheita do milho e da beterraba açucareira", disse um analista de grãos alemão. Ele esperava pouca mudança nas áreas de cultivo de grãos, com os baixos preços de referência na Euronext oferecendo poucos incentivos para a mudança, embora a canola possa aumentar ligeiramente.
Na Grã-Bretanha, o trabalho de campo também foi bem, com a semeadura de inverno já concluída em algumas regiões, disse Luke Cox, especialista sênior em políticas da National Farmers' Union.
"A maioria das fazendas espera semear uma área de cereais de inverno de acordo com seus planos de cultivo, o que não foi possível nos últimos anos devido ao clima extremo", disse ele.
(Reportagem de Gus Trompiz em Paris, Michael Hogan em Hamburgo e Nigel Hunt em Londres)
0 comentário
Rotação de Culturas Podcast #25 - Inovar sem perder tração: Qual o movimento inteligente?
Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano
Taxas dos DIs disparam com anúncio de que Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para ser candidato
A terra que resiste: a luta de produtores rurais contra a insegurança em Campinas e Região, interior de São Paulo
Episódio 4 - Benefícios e diferenciais de Verango® Prime contra os nematóides
Inadimplência no agro: Qual a solução?