Reconstrução da Solvência surge como solução para produtores endividados
O endividamento rural, problema que atinge milhares de famílias no Brasil, ganha uma nova frente de combate. Advogados especializados em Agro, de Campo Verde (MT), acabam de lançar a Reconstrução da Solvência®, uma tese jurídico-doutrinária inédita no Direito do Agronegócio, que propõe um sistema integrado de soluções jurídicas e extrajudiciais para o enfrentamento do endividamento rural.
O fundamento da Reconstrução da Solvência® está no ordenamento jurídico brasileiro — especialmente no crédito rural, direito agrário, direito civil e tributário — e sua aplicação prática abrange tanto a esfera judicial (teses defensivas, reequilíbrio contratual, proteção patrimonial) quanto a esfera extrajudicial (negociação bancária, reorganização tributária, governança societária e mediação estratégica).
O objetivo da tese é preservar a atividade produtiva, proteger o patrimônio estratégico e assegurar a continuidade do legado rural, oferecendo ao produtor um caminho sustentável alternativo à recuperação judicial.
De acordo com um levantamento da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o crédito rural tem crescido ano a ano, mas também aumentam os casos de produtores endividados, que muitas vezes se veem obrigados a recorrer a alternativas drásticas, como a recuperação judicial. É nesse cenário que surge a Reconstrução da Solvência®.
De acordo com os criadores do método, os advogados Lorena Vedovatto, Thaianna Corrêa e Kahlil Fernandes, a proposta vai além da renegociação de dívidas: “É um sistema integrado de soluções, que une tributário, crédito rural, negociação estratégica, gestão e governança. O objetivo é reequilibrar a vida financeira sem comprometer o futuro da família no campo”, afirma Thaianna.
Lorena ressalta que a metodologia é resultado da experiência prática em Mato Grosso: “Validamos no dia a dia, junto aos nossos produtores e casando a legislação rural à realidade do campo. Criamos um caminho sustentável, que traz resultados concretos”.
Kahlil reforça que não se trata de recuperação judicial: “A Reconstrução da Solvência® é o nome dado ao que já aplicamos em dezenas de casos. A diferença é que estruturamos e registramos o conceito para deixar claro que se trata de algo novo, exclusivo e eficiente”.
Entre os diferenciais da metodologia estão a preservação do patrimônio estratégico (fazendas, máquinas, estruturas), a segurança jurídica, a manutenção da relação com credores e a sustentabilidade a longo prazo.
A expectativa do escritório é que a Reconstrução da Solvência® se torne referência nacional, oferecendo aos produtores rurais uma alternativa real frente ao endividamento.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli