Bessent pede ao governo do Japão que dê ao Banco do Japão espaço para aumentar os juros

Publicado em 29/10/2025 08:01

Logotipo Reuters

 

Por Leika Kihara e Makiko Yamazaki

TÓQUIO (Reuters) - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, pediu ao governo do Japão nesta quarta-feira que dê ao banco central espaço para elevar a taxa de juros, aumentando sua advertência a Tóquio contra a manutenção do iene muito fraco por meio de custos de empréstimos prolongadamente baixos.

O dólar caiu 0,3%, para 151,59 ienes, após os comentários, que reavivaram as expectativas do mercado de um aumento da taxa de juros no curto prazo pelo Banco do Japão.

"Sinto-me encorajado pela profunda compreensão dela de como o Abenomics passou de uma política puramente reflacionária para um programa que deve equilibrar as preocupações com o crescimento e a inflação para os cidadãos do Japão", disse Bessent em um post no X sobre sua reunião com a ministra das Finanças do Japão, Satsuki Katayama, na segunda-feira.

"A disposição do governo em permitir que o Banco do Japão tenha espaço será fundamental para ancorar as expectativas de inflação e evitar o excesso de volatilidade da taxa de câmbio", acrescentou.

Os comentários foram feitos antes da reunião de política monetária do Banco do Japão, que termina na quinta-feira, quando os mercados esperam amplamente que o banco central mantenha a taxa de juros.

Eles também se seguiram a uma declaração de Bessent na terça-feira, segundo a qual ele pediu uma "política monetária sólida" no Japão para ancorar as expectativas de inflação durante sua reunião com Katayama.

"Bessent pode ter sentido que, sem sua pressão, o Banco do Japão poderia continuar adiando o aumento dos juros", disse Mari Iwashita, estrategista executivo da Nomura Securities.

"Mas o simples fato de aumentar os juros mais uma vez não fará com que o iene se movimente muito. Acho que Bessent está pedindo uma comunicação mais clara sobre até que ponto o Banco do Japão acabará aumentando os custos dos empréstimos", disse ela.

Os comentários de Bessent aumentam as complicações para o governo da nova primeira-ministra Sanae Takaichi, que é conhecida como defensora de uma política fiscal e monetária expansionista.

O principal porta-voz do governo japonês, Minoru Kihara, não quis comentar a publicação de Bessent no X. "Os meios específicos da política monetária estão sob a jurisdição do Banco do Japão", disse ele em uma coletiva de imprensa na quarta-feira.

(Reportagem de Leika Kihara e Makiko Yamazaki; reportagem adicional de Kentaro Sugiyama e Takahiko Wada)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário