Ministro Carlos Fávaro assume presidência da JIA
OMinistro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assumiu a presidência da Junta Interamericana de Agricultura (JIA). A posse ocorreu nesta terça-feira (4) durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025.
“É com orgulho e esperança que o Brasil sedia, mais uma vez, a Junta Interamericana de Agricultura. É uma honra contribuir para que seja escrito mais um capítulo na história desse instituto, do qual o Brasil faz parte desde 1964. Hoje, reunidos aqui, celebramos não apenas uma agenda institucional, mas reafirmamos nosso compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e o bem-estar das populações rurais do nosso continente”, destacou o ministro Fávaro durante a posse.
Fávaro assumiu a presidência da JIA, sucedendo o então ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Luis Alfredo Fratti Silveira, a quem fez questão de agradecer a sucessão.
A Conferência este ano tem como tema central 'Uma nova narrativa para a agricultura e os sistemas agroalimentares das Américas', com o objetivo de se construir de maneira conjunta uma estratégia que reforce o posicionamento do continente como ator-chave não só para a segurança alimentar, mas também para a conservação ambiental e a segurança energética do mundo. O evento é realizado entre o Governo do Brasil e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
“Estamos aqui reunidos também para celebrar e coroar as conquistas do IICA. Um dos pilares fundamentais para a modernização e o fortalecimento do setor agropecuário nas Américas. Trata-se de uma instituição mais antiga que a própria Organização das Nações Unidas, nascida a partir do Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas, e que desde 1942 tem nos ajudado a enfrentar desafios globais e a garantir que a agricultura continue sendo um motor de desenvolvimento social e econômico”, evidenciou o ministro Carlos Fávaro durante a condução da plenária da 23ª Reunião Ordinária nesta manhã.
O diretor geral do IICA, Manuel Otero afirmou que a Conferência está iniciando um momento de consolidação de uma nova narrativa para a agricultura. “Uma narrativa que fale de modernidade, sustentabilidade, inovação digital e biológica, responsabilidade e compromisso social. Que construa pontes efetivas entre os setores rural e urbano, e que esteja indissoluvelmente ligada a uma nova geração de políticas públicas e de líderes, que reafirme o papel estratégico da agricultura e da ruralidade em qualquer estratégia de desenvolvimento sustentável”, disse Otero.
O EVENTO
Entre os dias 4 e 5 de novembro, a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025 será realizada no Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF), e contará com palestras de convidados especiais, além da realização de fóruns com especialistas em agropecuária e a participação de representantes do setor privado e de organizações ligadas ao agronegócio.
O evento reúne ministros, altas autoridades setoriais, peritos e produtores para construir uma visão comum sobre o futuro da agricultura e dos sistemas agroalimentares.
Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque como a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; o cientista e líder da iniciativa Solos Vivos nas Américas, e uma das maiores autoridades em ciências do solo no mundo, Rattan Lal; o ex-ministro da Agricultura e Enviado Especial para a Agricultura na COP30, Roberto Rodrigues; entre outros.
Durante a conferência, será realizada a eleição do novo diretor-geral do IICA para o mandato 2026-2030, que tomará posse em janeiro do próximo ano.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli