Entregas mensais de fertilizantes no Brasil voltam a superar 5 mi t, aponta Anda
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,25 milhões de toneladas em agosto de 2025, alta de 2,7% frente ao mesmo mês do ano anterior, superando o patamar de 5 milhões de toneladas pelo segundo mês seguido, de acordo com dados da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda) publicados nesta quinta-feira.
O total de entregas de agosto só perde para o recorde de 5,5 milhões de toneladas registrado no mesmo mês de 2023. Esse período costuma ser de grandes volumes entregues, com a aproximação do plantio da safra de grãos, que concentra a demanda por adubos.
No acumulado de janeiro a agosto, as entregas atingiram 30,55 milhões de toneladas, crescimento de 9,3% em comparação a igual período de 2024, afirmou a Anda, que representa importantes empresas do setor, como a Mosaic e a Yara.
O Estado de Mato Grosso, maior produtor de grãos e algodão, manteve a liderança no consumo, com participação de 22,3% do total nacional, o equivalente a 6,81 milhões de toneladas, segundo a associação.
As importações de fertilizantes pelo Brasil, que compra a maior parte de suas necessidades no exterior, somaram 4,60 milhões de toneladas em agosto, aumento de 6,5% sobre igual período do ano anterior. De janeiro a agosto, o total importado atingiu 27,58 milhões de toneladas, com expansão de 11,1%.
A produção nacional de fertilizantes intermediários encerrou agosto de 2025 em 699 mil toneladas, crescimento de 7,1% em relação ao mesmo mês de 2024, e avançou 6,7% no acumulado dos primeiros oito meses do ano para 4,86 milhões de toneladas.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Biológicos ajudam produtores a terem mais produtividade em soja e milho
Percevejos tiram potencial produtivo da soja e o sono dos produtores
Agro brasileiro exporta US$ 10,8 bilhões em janeiro e registra superávit de US$ 9,2 bilhões no primeiro mês do ano
Espanha e Portugal estão em alerta máximo e tempestades causam mais danos
China compra sorgo dos EUA e cevada australiana conforme oferta doméstica de milho diminui
Dois navios da Marinha dos EUA colidem em águas próximas à América do Sul, diz WSJ