Segurança Alimentar: Aumento da produção será insuficiente se produtores não receberem a assistência que precisam
![]()
Direto da COP30, Agrizone
A terça-feira, 18 de novembro, na COP30, na AgriZone, é dedicada ao tema da segurança alimentar no pavilhão da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), que recebe não só líderes brasileiros para tratar do tema, mas também representantes internacionais. E já no primeiro painel - "Produção, distribuição e acesso a alimentos: dados sobre a situação atual e a heterogeneidade global" foi destaque as diversas reações que a produção agropecuária têm trazido aos desafios que vivencia atualmente, em especial quando o mundo ainda carrega o número de 700 milhões de pessoas que passam fome, segundo os números mais atualizados da FAO, o braço da ONU (Organização das Nações Unidas) para Agricultura e Alimentação.
"Não vamos erradicar a fome se pensarmos em soluções únicas", afirmou a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Mariana Aragão. A partir de janeiro, Mariana assume a chefia da instituição. "A segurança alimentar têm que estar em primeiro lugar".
![]()
Ao lado da represente da Embrapa, o secretário-geral da WFO (World Farmers Organisation), Andrea Porro, destacou que esta heterogeneidade ainda é um problema que impacta não só a segurança alimentar, mas também a evolução da agricultura no mundo todo. "Os produtores e as propriedades de tamanhos diferentes reagem de formas diferentes", diz. "São diferentes níveis de capacitação, de treinamento, ferramentas de extensão e, por isso, de possibilidade de serem sustentáveis". E estas deveriam ser, ainda segundo ele, "prioridade de solução".
Porro destacou que entre alguns dos principais desafios que hoje estão os custos elevados, os baixos financiamentos, o crédito escasso e a dificuldade de acesso à tecnologia, capacitação, educação e recursos. E é esta dificuldade e diferença de acesso que acaba promovendo esse desenvolvimento do setor que também é heterogêneo. Além disso, ainda destacou a importância urgente na revisão dos mecanismos de definição de metas, que será o mais efetivo na garantia do cumprimento de tais metas.
"Precisamos de simplificação e melhor definição dos alvos para que os objetivos possam ser alcançados pelos produtores rurais e para que eles possam ser estimulados no que fazem de melhor", afirma.
Desta forma, Mariana afirma que este ambiente vem alimentando grandes distorções entre os mercados, o que acaba quase neutralizando suas vantagens competitivas. Como exemplo, citou os subsídios que são bastante presentes e algumas nações, o que os coloca em lugares diferentes de concorrência, competitividade e, consequentemente, de atendimento à demanda crescente e cada vez mais exigente.
Mediando o painel, o presidente da Farsul (Federação e Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul) e vice-presidente da CNA, Gedeão Pereira, afirmou: "tenho muito orgulho de ser agricultor brasileiro. Nossa caminhada, nossa evolução, foi muito rápida, e não foi perfeita. Mas seguimos melhorando e muito".
![]()
"Esta é a epopeia de um povo que ainda não está escrita nos livros, ou nas redes sociais. Nossa agricultura melhorou o meio ambiente, mesmo com graves problemas ainda a serem resolvidos. Podemos ser a maior agricultura do mundo entre 2035 e 2040, provendo mais de 600 milhões de toneladas".
O Brasil, que já foi franco importador de alimentos, hoje figura como terceiro maior produtor global, maior exportador líquido global de alimentos e o que exporta auxilia na alimentação, ainda de acordo com a FAO, de mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo.
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano