Na COP, embaixadora da UE e secretário do MAPA reforçam chance de acordo com Mercosul assinado até o fim de dezembro
![]()
O Secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), Luis Rua, e a embaixadora Herwig Ranner, chefe da equipe de DG Agri da Comissão Europeia, comemoraram o pre-listing para aves e ovos do Brasil e a possibilidade de um acordo entre União Europeia a Mercosul até o final de dezembro, durante o painel "Comércio global, acordos e barreiras: cenário geopolítico, desafios e oportunidades para o comércio", que dividiram na AgriZone, durante a COP 30, nesta terça-feira (18).
Sobre o pre-listing, Ranner definiu como um passo importante para as relações entre o Brasil e a União Europeia, considerando, inclusive, a avicultura como um vetor importante para que novas e mais relações comerciais se firmem entre brasileiros e europeus.
Rua também deu a notícia com entusiasmo a notícia, que foi oficializada por uma carta enviada à União Europeia, que tem participado de todas as discussões em torno desta pauta. E o Secretário trouxe também novidades para os pescados.
![]()
"Temos agendado para o início de junho o início da auditoria para os pescados brasileiros. Os estabelecimentos não podem se habilitar neste momento, por uma questão técnica, mas que esperamos que com essa auditoria já foi agendada para o início de junho do ano que vem, para que haja tempo de preparo das informações, que possamos também avançar nesta pauta com a União Europeia, além de outras pautas que também temos discutido, como a certificação eletrônica, a regionalização para as enfermidades, em um reconhecimento mútuo. Estamos em um momento muito positivo com a União Europeia", afirma Rua.
ACORDO UE-MERCOSUL
A embaixadora Ranner disse ainda, durante o painel, que tem trabalhado "dia e noite" para garantir que o acordo entre União Europeia e Mercosul seja assinado até o final de dezembro, quando o Brasil ainda está na presidência do bloco. Do mesmo modo, o Secretário do MAPA afirmou que tem atuado no mesmo ritmo.
A representante europeia afirmou acreditar que este é um acordo de importância histórica para a economia de ambos os blocos, e que permitirá às populações de ambos conhecerem a comida maravilhosa que são produzidas pelos dois. E acredita ainda que a consolidação de tal acordo, após mais de 20 anos de discussão, pode mudar a forma como as negociações multi e bilaterais poderão acontecer daqui em diante, acreditando que as formas de negócios poderão ser, inclusive, mais sustentáveis.
Já para Rua, além da importância econômica, o destaque vem do impacto social e político que o acordo poderia trazer diante do atual momento que vive o planeta. "Esse acordo tem, além de tudo, um benefício moral. É nossa sinalização de que 'o mundo tem jeito', de que nós queremos o caminho do diálogo, da construção e do entendimento".
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano