Tabaco: Parlamentares têm seu terceiro encontro com diplomacia brasileira em Genebra
O embaixador Tovar Nunes recebeu brevemente a delegação brasileira formada por parlamentares, prefeitos, representantes de entidades do setor produtivo do tabaco, autoridades estaduais e membros da imprensa nesta quinta-feira, 20 de novembro. O encontro foi realizado ao lado do prédio onde está sendo realizada a 11ª Conferência das Partes (COP 11) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), em Genebra.
Nunes iniciou o encontro frisando que não se tratava de um debrifieng, mas de uma conversa com os parlamentares. “O acesso é algo que não foi resolvido. Começamos aos tropeços, mas a melhor forma de conduzirmos essa situação é por meio do diálogo. Essa convenção é de saúde, mas temos que cuidar também do social, do ambiental, do econômico. Precisamos ver o meio do caminho entre saúde, produtores, trabalhadores na indústria, exportadores”, enfatizou ele endereçando o restante da reunião para os colegas diplomatas darem seguimento, devido a um outro compromisso.
O diplomata Igor Barbosa, chefe da divisão de saúde global do Ministério das Relações Exteriores, informou que até o momento os trabalhos conduzidos não tiveram cunho deliberativo, mas de apreciação do relatório produzido pelo secretariado. “Na COP passada, foi solicitado ao secretariado um relatório sobre o impacto ambiental do tabaco, de forma mais ampla, não especificamente sobre filtros. Há ainda um projeto de decisão sobre o tema que foi apresentado pelo Brasil e Panamá, com copatrocínio do Mexico”, informou Barbosa. Segundo ele, a proposta brasileira foi baseada em notas técnicas produzidas pelo Ministério da Saúde, Inca e Fiocruz. O tema deve ser conduzido hoje pelo Comitê B para apreciação. “Importante informar que não há voto, os temas são definidos em consenso”, relatou ao grupo.
Sobre a definição do local da próxima COP, Barbosa comentou que até o momento não havia informação sobre candidaturas de países para sediar o evento que deve ocorrer em 2027.
Os parlamentares deixaram a reunião sem a perspectiva de novos encontros, mas com o compromisso de relatos diários que serão encaminhados a um ponto focal. “Foi mais um encontro importante, que sela o compromisso do diálogo e da transparência entre o setor produtivo e seus legítimos representantes junto ao governo federal”, avalia Valmor Thesing, presidente do SindiTabaco. O grupo permanece mobilizado em Genebra até o encerramento da COP 11, neste sábado, 22 de novembro.
0 comentário
ICL e Agroadvance lançam pós em Nutrologia Vegetal com foco em antecipar decisões no campo
Apesar de cota, Brasil deve seguir atendendo ao avanço da demanda chinesa por carne bovina
BOA TARDE AGRONEGÓCIO - Exportações de milho reagindo no BR; café subindo em NY
Importações de fertilizantes perdem ritmo e ficam 26% abaixo de setembro de 2025
Importações de nitrogenados caem e acendem alerta para estoques no Brasil
"Brasil vive uma das eleições mais desinteressadas da história", diz cientista político