Olivoturismo deve ser oferecido a turistas como uma experiência
Após uma manhã de debates, os olivicultores presentes ao 1° Simpósio Nacional de Olivoturismo, realizado em Bagé (RS), chegaram a uma conclusão: é preciso construir um projeto de olivoturismo para o Brasil. Além disso, perceberam a importância de entender quais são os players, quais são os produtores interessados nessa atividade que complementa a atividade produtiva das olivas e do azeite.
Para o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) Flávio Obino Filho, o Rio Grande do Sul tem produto e localidades que podem receber clientes de todo o Brasil e do mundo, interessados em experiências, em provar um azeite de qualidade, em contemplar os olivais e, até mesmo realizar eventos nos pomares. “A partir desse desenvolvimento de um projeto, teremos um objetivo claro do que queremos em termos de olivoturismo para apresentar este produto para os agentes de viagens”, pontuou, destacando a presença, no simpósio, do Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Sul.
Contudo, o dirigente ressalta que se trata de um produto que precisa ser vendido como uma experiência em pacote. “Para nós, ficou uma lição de que devemos agregar sempre ao olivoturismo as experiências regionais. Agregar o azeite com vinho, com queijo, com a carne, pensar em caminhos e rotas regionais em que se faça todo esse turismo voltado para o azeite”, destacou Obino Filho.
O evento contou com a presença de 50 produtores brasileiros e de uma comitiva formada por 30 produtores uruguaios. Alejandro Cabrera, do Ministério do Turismo do Uruguai, e Luis Barragán, da Direção Geral do Turismo de Maldonado, palestraram sobre a experiência da cidade de Maldonado em agroturismo e da integração entre o Brasil e o país vizinho no olivoturismo.
O 1° Simpósio Nacional de Olivoturismo, realizado em Bagé (RS), teve patrocínio de Banrisul, Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Sul e Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.
0 comentário
FGV divulga esclarecimentos sobre o Projeto CONSECANA-SP
Olivoturismo deve ser oferecido a turistas como uma experiência
Para CNA, projeto aprovado no Senado moderniza e fortalece seguro rural
No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)
Murcha avança nos canaviais e já figura entre as maiores causas de queda na produtividade