EUA suspenderão processamento de vistos de imigrantes para 75 países, incluindo Brasil, diz Departamento de Estado

Publicado em 14/01/2026 16:02

Logotipo Reuters

 

WASHINGTON, 14 Jan (Reuters) - O governo Trump está suspendendo o processamento de vistos de imigrante para solicitantes de 75 países, disse um porta-voz do Departamento de Estado nesta quarta-feira, como parte da intensificação da repressão à imigração por parte de Washington.

A pausa, que afetará os solicitantes de países como Brasil, Somália, Irã, Rússia, Afeganistão, Nigéria, Iêmen e Tailândia, começará em 21 de janeiro, disse o porta-voz. A pausa não afeta os vistos de visitantes.

O memorando que descreve a suspensão, que foi relatado pela primeira vez pela Fox News, orienta as embaixadas dos EUA a recusar vistos de acordo com a lei existente enquanto o departamento reavalia seus procedimentos.

"O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos imigrantes recebem assistência social do povo americano em níveis inaceitáveis", disse o departamento em um post no X. "O congelamento permanecerá ativo até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não extrairão riqueza do povo americano."

Trump tem buscado uma ampla repressão à imigração desde que retornou ao cargo em janeiro. Seu governo priorizou agressivamente a fiscalização da imigração, enviando agentes federais para as principais cidades dos EUA e provocando confrontos violentos tanto com imigrantes quanto com cidadãos norte-americanos.

O Departamento de Estado informou na segunda-feira que revogou mais de 100.000 vistos desde que Trump assumiu o cargo. O governo também adotou uma política mais rigorosa para a concessão de vistos, com uma verificação mais rigorosa nas mídias sociais e uma triagem ampliada.

Em novembro, Trump prometeu "pausar permanentemente" a migração de todos os "países do Terceiro Mundo" após um tiroteio perto da Casa Branca por um cidadão afegão que matou um membro da Guarda Nacional.

(Reportagem de Susan Heavey, Simon Lewis e Humeyra Pamuk)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário