Minério de ferro cai após dados fracos de consumo da China

Publicado em 11/02/2026 09:00 e atualizado em 11/02/2026 12:45

Logotipo Reuters

Por Ruth Chai

CINGAPURA, 11 Fev (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro oscilaram sem direção clara nesta quarta‑feira e acabaram devolvendo os ganhos iniciais, pressionados pela divulgação de dados de consumo abaixo do esperado na China, maior mercado consumidor de minério, mesmo após novas promessas de apoio financeiro por parte de autoridades chinesas.

O contrato de minério de ferro mais negociado para maio na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China caiu 0,07%, para 762,5 iuanes (US$110,31) por tonelada.

O contrato de referência de minério de ferro para março na Bolsa de Cingapura era negociado em queda de 0,28%, a US$99,9 por tonelada.

O banco central da China anunciou na terça-feira à noite que intensificará o apoio financeiro para impulsionar a demanda interna, uma vez que o excesso de capacidade industrial e o consumo fraco pesaram sobre a confiança das empresas e prejudicaram as perspectivas de crescimento.

No entanto, dados divulgados na quarta-feira mostraram que a inflação ao consumidor do país esfriou em janeiro, enquanto a deflação dos preços ao produtor persistiu, reforçando os apelos do mercado por medidas adicionais para lidar com o desequilíbrio entre oferta e demanda.

O índice de preços ao consumidor (IPC) aumentou 0,2% em relação ao ano anterior, abaixo do aumento de 0,4% projetado em uma pesquisa da Reuters.

Enquanto isso, o índice de preços ao produtor (IPP) caiu 1,4% em relação ao ano anterior, prolongando uma tendência deflacionária que já dura anos e continuando a pesar sobre os lucros das empresas industriais, indicando a necessidade de mais medidas para impulsionar a demanda efetiva e resolver os desequilíbrios profundamente enraizados na economia.

A China depende das exportações para absorver sua capacidade de produção, mas uma lista crescente de medidas antidumping e regras comerciais nos países importadores pode prejudicar o crescimento da demanda impulsionado pelas exportações, especialmente para as exportações chinesas de aço.

(Reportagem de Ruth Chai)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário