Fiscais federais agropecuários apreendem 1.836 toneladas de fertilizantes em Uberaba

Publicado em 12/03/2010 16:50 741 exibições
Operação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apreendeu 1.836 toneladas de fertilizantes em Uberaba/MG, nesta semana. “Detectamos irregularidades como armazenagem inadequada, controle de qualidade ineficiente e elevado teor de umidade nos produtos. Trata-se de um trabalho de rotina dos fiscais federais agropecuários, para verificar a qualidade dos fertilizantes entregues aos agricultores”, explica o diretor do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, Girabis Ramos.
          Na operação, os técnicos coletaram, também, 46 amostras, de um volume de 17 mil toneladas de fertilizantes, que serão encaminhadas ao Laboratório Nacional Agropecuário do Ministério da Agricultura. “A expectativa é que essas análises estejam prontas em 60 dias. Se comprovarmos irregularidades, os estabelecimentos poderão ser penalizados com multa ou até interdição do estabelecimento”, informa o secretário substituto de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.
           No período de 9 a 12 de março, equipe de oito fiscais do Mapa visitou 13 indústrias de fertilizantes e três empresas foram embargadas. “Os principais motivos foram instalações e equipamentos em condições inadequadas de funcionamento, que comprometem a qualidade do produto, e licença de operação vencida”, informa Ramos.
           Nos próximos meses a fiscalização continua nas demais regiões do Triângulo Mineiro. (Kelly Beltrão)
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário